Assinatura Premium Assinatura Premium

Praticantes vivenciam rotina marítima em navios da Aliança e da Hamburg Süd

Publicado em 17/11/2017

Cerca de 50 alunos realizaram atividades nas embarcações de cabotagem e outros 11 em navios de longo curso

A Aliança e a Hamburg Süd, em parceria com as escolas de formação de Oficiais da Marinha Mercante no Brasil, embarcaram somente neste ano 11 alunos nos navios de Longo Curso, além de mais de 45 pessoas nos navios de Cabotagem. Denominados ‘Praticantes’, os alunos embarcados foram divididos em três turmas.

Como regra, para que os Praticantes se tornem Oficiais da Marinha Mercante, eles devem permanecer por três anos na escola de formação e realizar um ano de praticagem a bordo de um navio. Atualmente, a Aliança oferece aos alunos um plano de ‘estágio’ de 12 meses, passando por navios de diferentes classes e empregados em diferentes rotas nos serviços de Cabotagem e Longo Curso.

Nas atividades a bordo, cada praticante realiza funções compatíveis com sua formação. Ana Carolina Santiago, Coordenadora de Tripulação da Aliança e da Hamburg Süd, afirma ser uma honra participar na formação de novos profissionais. “Com essa experiência, o futuro Oficial da Marinha Mercante terá uma visão mais ampla em relação às rotinas de bordo, além de contar com mais propriedade para exigir e conferir as atividades executadas por ele e por sua equipe.”

Mariano Cardoso, Praticante de Máquinas, foi um dos alunos embarcados este ano. Ele teve a oportunidade de conhecer dois navios: o Monte Tamaro (Hamburg Süd) e o Fernão de Magalhães (Aliança). “Nos dois navios consegui executar as mesmas ações compatíveis com minha função. A experiência com tripulação mista foi algo muito positivo, pois além de melhorar a prática da língua inglesa, consegui aprender um pouco mais sobre os termos técnicos utilizados no dia a dia”, comenta Cardoso.