LogTalk LogTalk

PSA Peugeot Citroën assume logística da GM na Europa

Publicado em 03/07/2012

General Motors assinou um acordo para transferir a maior parte de suas operações logísticas na Europa, incluindo a Rússia, para a Gefco, unidade logística da PSA Peugeot Citroën, com quem firmou uma aliança estratégica de cooperação global no fim de fevereiro deste ano. A transferência, que já estava prevista no acordo entre as duas montadoras, é o primeiro fato concreto após o anúncio da parceria e terá início no próximo ano.

A Gefco será a responsável por toda a logística europeia das subsidiárias da GM no continente, Opel e a Vauxhall, bem como para suas marcas globais, Chevrolet e Cadillac. O acordo implicará no fornecimento de material e peças para as fábricas europeias da GM e seus centros de distribuição de peças, além do transporte de veículos das fábricas para as concessionárias. 

“Este é o primeiro passo para alavancar sinergias a partir da aliança global com a PSA Peugeot-Citroën. O negócio de logística vai levar a melhorias de eficiência e economias de custos para a GM”, declarou o vice-presidente da General Motors, Stephen Girsky, no comunicado. 

Philippe Varin, presidente do conselho de administração da PSA Peugeot Citroën, acrescentou: “Este acordo é o primeiro passo em nossa aliança estratégica de longo prazo com a GM e ele permite que a Gefco continue a estratégia de ampliar sua base de clientes e aumentar as operações comerciais globais”. 

Cada empresa espera economizar cerca de US$ 2 bilhões por ano com a parceria dentro de um período de cinco anos, envolvendo compra conjunta, logística, desenvolvimento e produção em conjunto de peças e veículos.