Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

RFID: Veracel implementa sistema de câmeras para automatizar cadeia logística de celulose

 

Publicado em 07/07/2022

Na prática, isso significa a leitura automática desde a linha de produção até o embarque das cargas, que saem de Eunápolis (BA) e chegam ao Terminal Marítimo de Belmonte

Por Redação


Foto: Divulgação

Para otimizar as etapas do transporte de celulose da linha de produção até o terminal marítimo, a Veracel Celulose implementou uma ferramenta para automatizar a cadeia logística. O sistema consiste em um conjunto de câmeras que fazem a leitura automática das cargas na produção e no embarque. Antes, essas checagens eram feitas de forma manual.

Na prática, isso significa a adoção de um sistema que permite uma leitura automática, a partir de câmeras com reconhecimento de imagens instaladas na produção e no embarque das cargas, que saem da fábrica da empresa em Eunápolis (BA) e chegam ao Terminal Marítimo de Belmonte. A tecnologia RFID permite, inclusive, a liberação automática dos caminhões nas portarias, além do direcionamento do veículo dentro do terminal, evitando manobras desnecessárias.

O sistema também pode ser utilizado na versão mobile, o que eliminou a necessidade dos computadores de bordo nas empilhadeiras e redução de custos para a empresa.

“Essa automatização do processo da logística de celulose está diretamente ligada à estratégia de inovação da Veracel e veio para modernizar completamente nosso trajeto da celulose, trazendo muito mais agilidade e ainda otimizando o tempo das equipes, que agora podem se dedicar a atividades mais complexas, enquanto as operacionais são cobertas pela tecnologia de automação.” – Marlon Santos Sousa, coordenador de Logística da Veracel.

O projeto foi criado pela empresa após a realização de benchmarkings com companhias de outros setores. A solução foi construída junto com o parceiro Conceitto Industrial, especializado em soluções em automação para indústrias.

“A ferramenta foi pensada de forma customizada para as necessidades da Veracel e, além de todos os ganhos de eficiência gerados por sua implementação, a inovação ainda passou a oferecer dashboards completos e atualizados sobre a cadeia logística da operação, sempre à disposição das equipes.” – Romulo Roberto Andronhuc, gerente de Tecnologia da Informação da Veracel.

O processo de direcionamento do produto também foi automatizado por meio de algoritmos inteligentes, eliminando a necessidade do serviço humano para essa função. Além disso as poucas etapas de carregamento e descarregamento que não podem ter a leitura automatizada pelas câmeras também foram contempladas pelo projeto e são feitas por coletores de dados móveis, o que gera mais agilidade também nesses momentos de conferência do operador.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

O Blockchain na Cadeia de Suprimentos
Sua operação está preparada?

 

 

Veja também: