Assinatura Assinatura

Scania investe R$ 65,7 milhões para ampliação do centro logístico de peças de reposição em SP

Publicado em 31/10/2023

Segundo a empresa, a operação no Brasil é responsável por abastecer o mercado interno e países da América do Sul, Central, Europa e África; expectativa é dobrar capacidade física

Por Redação

Scania investe R$ 65,7 milhões para ampliação do centro logístico de peças de reposição em SP
A iniciativa visa aumentar o número de mercados atendidos a partir do Brasil (Foto: Divulgação)

A Scania anunciou que vai investir R$ 65,7 milhões para ampliação do centro logístico de peças de reposição localizado em Vinhedo, São Paulo. Segundo a companhia, a iniciativa visa aumentar o número de mercados atendidos a partir do Brasil, bem como melhorar a eficiência dos processos e preparar o armazém para receber itens relacionados a novos produtos, como os veículos elétricos.

Segundo o vice-presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina, Paulo Moraes, a Scania é responsável por abastecer 180 pontos de atendimento no país, somados aos destinos internacionais da Bélgica, África do Sul, América Central e sete Unidades de Negócio da Scania na América do Sul.

O centro logístico escoa diariamente mais de 42 mil peças para distribuição e/ou armazenamento visando à reposição pós-venda. No espaço atual ficam disponíveis cerca de 40 mil itens e com a ampliação em 50% da sua capacidade física, passará de 15 mil m² para 22,5 mil m².

“O veículo precisa estar sempre operante e com disponibilidade. O que não pode acontecer ao nosso cliente é faltar peça. A maior lucratividade para ele é não parar”, destacou o vice-presidente. “Esta atividade recebe cada vez mais foco estratégico pelas oportunidades de ganhos em eficiência que ela pode trazer”, completou.

Como é caso do acompanhamento de dados coletados dos caminhões em tempo real que possibilitam os serviços de manutenção programados, garantindo uma redução do tempo de parada do caminhão de até 30%.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Rede da Scania Operações Comerciais Brasil, Pietro Nistico Neto, a empresa está com 97,4% de nível de serviço. São mais de 180 pontos de atendimento da rede no Brasil, distribuídos por todo território nacional, mais de 23 mil itens armazenados para pronta entrega e 60% do estoque programado com o uso de inteligência artificial.

Em nota, a companhia explicou que o sistema global de gestão de estoque de peças das concessionárias (DSM Scania) aprende qual o perfil de consumo da Casa Scania, com base no histórico dos clientes da região, e tipos de aplicação comuns de transporte, fazendo a reposição automática das peças.

NOVOS MERCADOS

A partir dessa ampliação do centro logístico de Vinhedo, a companhia entender que abre a oportunidade de atender novos mercados como o México, ainda em estudo. Também será possível incorporar a eletrificação para que a unidade de negócios.

A Scania projeta ter, até 2030, os modelos eletrificados representando mais da metade do volume de vendas de veículos novos.