A Shopee anunciou a inauguração do primeiro centro de distribuição no modelo fulfillment da empresa no Brasil, localizado na região metropolitana de São Paulo. Nesta operação, os produtos de vendedores brasileiros selecionados ficam armazenados no espaço e o marketplace fica responsável pela preparação dos pacotes e gestão do envio após a venda no app.
Segundo a companhia, o objetivo é otimizar a operação logística e proporcionar uma experiência de compra mais ágil e padronizada.
Em comunicado, o marketplace disse que a implementação inicial do centro de fulfillment vai atender vendedores brasileiros focados em itens eletrônicos, eletrodomésticos e produtos de consumo e estilo de vida.
Ainda de acordo com a empresa, para os lojistas, o processo de vendas será simplificado, com a Shopee assumindo os processos de armazenagem, embalagem e envio dos produtos, permitindo que se concentrem no crescimento de seus negócios. Para os usuários, o tempo de entrega será reduzido.
“Continuamos focados em apoiar os empreendedores brasileiros que vendem em nossa plataforma. A expectativa é que a eficiência logística e o suporte oferecido por nossos processos automatizados contribuam para que o negócio ganhe ainda mais agilidade e resulte em um aumento expressivo nas vendas desses lojistas”, explicou head de Desenvolvimento de Negócios da Shopee, Felipe Lima.
EXPANSÃO LOGÍSTICA
A empresa possui 11 centros de distribuição no modelo cross-docking, no qual as mercadorias coletadas via parceiros logísticos são reorganizadas e direcionadas aos hubs de última milha para serem entregues ao consumidor final. São quatro unidades no estado de São Paulo e outras no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul.
A Shopee também possui mais de 150 hubs logísticos, divididos entre a primeira milha — responsável pela coleta das mercadorias e separação para envio ao centro de distribuição — e a última milha — responsável pela entrega dos produtos aos consumidores. Além disso, a empresa tem uma frota de mais de 20 mil motoristas parceiros e mais de 2 mil pontos das Agências Shopee espalhados por todo o Brasil.