Assinatura Premium Assinatura Premium

Still apresenta empilhadeira elétrica para até 5 toneladas

Publicado em 15/10/2020


A RX 60, empilhadeira elétrica para cargas de até 5 toneladas, é livre de gazes de escape

Uma das inúmeras vantagens da RX 60, empilhadeira elétrica para cargas de até 5 toneladas, apresentada recentemente pela Still, é não emissão de gases poluentes.
Segundo a empresa, o mais recente membro da família RX 60 veio para escrever um novo capítulo na história das empilhadeiras elétricas em seu ano de aniversário.

Pela primeira vez, os clientes que lidam principalmente com cargas internas, mas também transportam cargas pesadas ao ar livre, podem se beneficiar das vantagens da série RX 60.
Além de sua agilidade, manobrabilidade e alto conforto de direção, a compacta empilhadeira elétrica de 80 V impressiona pelo excelente desempenho de manuseio e alta disponibilidade.
A Still está abrindo uma nova perspectiva para ainda mais empresas quando se trata de projetar sua frota de empilhadeiras, seja em termos de desempenho, custo, compatibilidade ambiental ou eficiência de uso.

Usar recursos de maneira ideal e eficiente é inerente ao DNA do fabricante de empilhadeiras com sede em Hamburgo. Desde que a empresa foi fundada há 100 anos, (quase) tudo girou em torno da combinação inovadora de energia elétrica e mobilidade - bem como um espírito pioneiro e paixão pelo progresso com uma visão clara para os requisitos atuais do mercado. No período pós-guerra foi a falta de combustível combinada com a crescente mobilidade da economia que trouxe grande sucesso - primeiro em 1946 com o carrinho elétrico Still EK 2000 e apenas alguns anos depois com a primeira empilhadeira elétrica Still EGS 1000. Numerosas séries de empilhadeiras bem-sucedidas depois, ainda é o foco claro nas necessidades do cliente e da indústria que está no centro do desenvolvimento de produto mais recente da Still em 2020: desempenho poderoso e ergonomia combinados com alta eficiência energética e a possibilidade de implementação de "emissão zero" na logística interna.

 

Pacote de energia dinâmico 

O Still Performance System representa a conexão inteligente de todos os componentes de hardware e software para o elevador e deslocamento. Como resultado, a nova RX 60-35 / 50 é um pacote bem combinado de poderosos componentes de acionamento e funções operacionais sensíveis.
Dentro da série, sete variantes de empilhadeiras diferentes estão disponíveis para clientes com um centro de carga de 500 mm como padrão ou 600 mm mediante solicitação. Além disso, estão disponíveis baterias de chumbo-ácido e tecnologia de íon-lítio. Uma variante de alto desempenho está disponível em todas as classes de peso, que se destaca em perfis de aplicação exigentes com ainda mais capacidade de manuseio, mais potência e aceleração.

Já em 2019, um teste independente certificou que a irmã mais nova da nova série, a RX 60-25 com capacidade de carga de 2,5 toneladas, ficou classificada entre os melhores na competição de empilhadeiras elétricas diretas com desempenho de manuseio e capacidade de subida no mesmo nível com uma empilhadeira a diesel comparável.

O conceito de acionamento de sucesso foi transferido para a nova RX 60 até 5,0 toneladas. Isso é possível graças a dois potentes motores trifásicos encapsulados com resfriamento ativo no eixo dianteiro. Na versão de alto desempenho, os dois motores de 11 kW fornecem ainda mais potência. Eles aumentam a saída do motor de acionamento em 46% em comparação com o predecessor.
Como os dois motores são acionados mesmo em ângulo de direção total, a empilhadeira é particularmente manobrável. O resfriamento ativo orientado pela demanda garante alta estabilidade térmica, mesmo com desempenho máximo de manuseio. Ventiladores robustos e sem manutenção resfriam os componentes encapsulados da eletrônica de potência, bem como os motores de elevação e acionamento por meio do controle de temperatura, e tudo isso sem filtros.


Compacta em alcance e alta disponibilidade

A RX 60 não é apenas viva e 20km/h rápida, mas também tem uma grande resistência. Não importa qual seja a aplicação, você pode confiar em sua disponibilidade. Isso se deve ao modo de início rápido e ao freio de estacionamento automático com mola, mas também ao computador de bordo intuitivo Still Easy Control. Isso permite que a empilhadeira esteja pronta para operação em questão de segundos e o operador tenha imediatamente uma visão geral clara e conveniente de todas as funções de desempenho relevantes e informações da empilhadeira.

Graças ao seu baixo consumo e capacidade da bateria de 930 Ah (59,5 kWh), ou até 118,4 kWh na versão Li-Ion da RX 60-50, o pacote de energia pode facilmente lidar com dois turnos consecutivos sem carregamento provisório. E quando é hora de trocar, a agora comprovada saída lateral da bateria literalmente abre novas perspectivas. A porta de aço de 4 mm de espessura da RX 60-35 / 50 agora também pode ser facilmente aberta 180 graus para trás, e a bateria pode ser trocada por apenas uma pessoa usando um porta-paletes elétrico, economizando espaço, tempo, energia e recursos. Opcionalmente, um carregador embutido integrado fornece ainda mais flexibilidade para carregamento provisório rápido e fácil durante o trabalho.

 

Ergonômica e com visibilidade 

Um local de trabalho ergonomicamente projetado como um componente de criação de valor eficiente e, portanto, colaboradores satisfeitos e saudáveis está se tornando cada vez mais importante no contexto de conceitos corporativos sustentáveis e uma crescente escassez de trabalhadores qualificados. A visibilidade do operador e a visão panorâmica desempenham um papel importante neste contexto. E quanto maiores as cargas, mais importante e ao mesmo tempo mais difícil é ter a carga bem à vista. É aqui que a RX 60 se destaca com seu corpo frontal baixo e a localização bem projetada de controles e visores. Acima de tudo, no entanto, os perfis do mastro projetados para melhor visibilidade criam um campo de visão extra grande nas mercadorias transportadas e além do mastro.

A RX 60-35 / 50 também se beneficia do conceito de sucesso da série RX 60 em termos de conforto e segurança. A cabine do operador não só tem 16 mm a mais de altura livre do que sua antecessora, como também a área dos pés é particularmente espaçosa. Para uma posição de perna sem fadiga para o operador, é cerca de uma mão mais larga do que o antecessor e também oferece liberdade de movimento suficiente para pés até calçados 50. Para maior segurança e conforto ao entrar e sair da empilhadeira, o degrau ampliado tem uma borda antideslizante adicional. A tampa da bateria de formato ergonômico também oferece conforto: mesmo com o assento ajustado para a posição recuada máxima, as panturrilhas não tocam nele. A posição do pedal alivia a tensão nas pernas e permite um movimento desimpedido entre os pedais do acelerador e do freio.


Gestão inteligente de energia 

Escolher a empilhadeira "certa" hoje é muito mais do que uma decisão de marca e tonelagem. Pelo contrário, trata-se de organizar a logística interna de forma eficaz e com vista a agregar valor no quadro da respectiva realidade empresarial. A escolha do sistema de energia certo desempenha um papel importante aqui. Isso pode variar dependendo do tipo de aplicação e da perspectiva individual - por exemplo, custos operacionais totais, sustentabilidade, digitalização ou manutenção. Além das baterias de chumbo-ácido, as baterias de íon-lítio estão se tornando cada vez mais importantes. No contexto da política europeia, que visa uma redução radical das emissões de CO2 dos veículos comerciais pesados até 2030, eles conservam recursos aumentando a eficiência do sistema global. Eles são, portanto, sustentáveis com disponibilidade quase ilimitada e podem ser carregados rapidamente. Com a RX 60 com capacidade de carga de até 5 toneladas, outro segmento do mercado de empilhadeiras tem agora a oportunidade de considerar as empilhadeiras elétricas em sua gestão de energia e se beneficiar de suas inúmeras vantagens.