Assinatura Premium Assinatura Premium

Tecnologia utiliza metaverso para otimizar rotina logística no varejo

Publicado em 23/05/2022

Seal Sistemas apresentou solução que realiza mapeamento de etapas da rotina operacional, como checklist, identificação de gaps e implementação de melhorias

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Divulgação

Tendência de mercado e sociedade em crescente evidência, a incorporação – e as vantagens – do metaverso na cadeia de suprimentos é vista como quase que certa. Um exemplo disso foi a Kraft Heinz, que firmou um acordo com Microsoft em abril deste ano com o objetivo de usar desse conceito para  para acelerar as operações e replicar as instalações da empresa online.

No Brasil, iniciativas que convergem a logística ao metaverso também despontaram no mercado. Um exemplo é a Seal Sistemas, que já apresentou uma solução que usa o metaverso para simular rotina operacional nos supermercados para apoiar o setor varejista. A tecnologia foi demonstrada na APAS Show 2022, feira de alimentos e bebidas realizada em São Paulo entre os dias 16 e 19 de maio.

Por meio da solução, é possível realizar mapeamento de etapas da rotina operacional – como checklist, identificação de gaps e implementação de melhorias. Outras funcionalidades incluem o recebimento de mercadorias, troca de preços, reabastecimento de gôndolas, identificação de ruptura e picking de e-commerce.

“No futuro, a aplicação também poderá ser usada pelos consumidores finais. Todos poderão criar seus próprios avatares para andar pela loja, fazer compras virtuais e recebê-las rapidamente em casa”, diz Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.

TECNOLOGIAS DE APOIO À LOGÍSTICA DO VAREJO

No estante da empresa na APAS Show 2022, a Seal Sistemas também demonstrou o uso das etiquetas eletrônicas, que otimizam a precificação e a comunicação personalizada de ofertas e promoções, bem como o Captana – solução que utiliza minicâmeras de alta precisão para realizar o monitoramento em tempo real de gôndolas, e o self-checkout, caixa de autoatendimento que proporciona maior autonomia e conveniência para os clientes

Os visitantes também puderam conhecer soluções de gestão a distância de dispositivos móveis usados na intralogística – de estoques e centros de distribuição – e por fretistas em campo. Esses sistemas também ajudam a controlar remotamente a temperatura das gôndolas para alimentos congelados ou refrigerados.