Assinatura Premium Assinatura Premium

Tema do Norway Tech Day será a Internet das Coisas para a Logística

Publicado em 10/08/2018

Evento fará parte da São Paulo Tech Week, que será realizada entre os dias 24 e 30 de novembro e vai destacar as áreas de Produção e Logística

A Noruega cada vez mais investe no Brasil e a Tecnologia é uma das áreas de interesse. Há três anos, a agência do governo norueguês para fomentar a inovação e desenvolvimento de indústrias norueguesas pelo mundo, a Innovation Norway, promoverá este ano, dentro da São Paulo Tech Week, o Norway Tech Day.

O objetivo é estimular a troca de experiências, cooperação e negócios entre os dois países. “Este ano, o tema será Internet das Coisas Industrial (IIoT) nas áreas de produção e logística, além de termos um painel ressaltando a importância e o crescimento do número de mulheres no setor de tecnologia”, diz o gerente de projetos da Innovation Norway para América do Sul, Bruno Leiniö. Segundo ele, também há a intenção de mostrar soluções norueguesas que possam auxiliar nesse novo cenário.

O evento conectará atores relevantes do mercado e terá a participação de indústrias brasileiras e norueguesas, pesquisadores e atores governamentais.

A Noruega e o Brasil desenvolvem diversas outras ações em conjunto na área de inovação. Um exemplo a “November Conference”, que reúne pesquisadores e instituições brasileiras e norueguesas, o acordo entre Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Innovation Norway e o Conselho de Pesquisa da Noruega para chamadas conjuntas, além de projetos de cooperação entre Universidades dos dois países.

A São Paulo Tech Week vai ocorrer entre os dois 24 e 30 de novembro deste ano. 

De olho no Brasil
A Innovation Norway está constantemente buscando a evolução do setor e, por isso, em contato com os atores relevantes do setor. “Embora existam alguns gargalos no mercado brasileiro, detectamos que as empresas brasileiras estão ansiosas para adotar a tecnologia nos próximos anos, em uma pesquisa recente 51% das organizações dizem estar interessadas na área e têm planos para desenvolver projetos em IoT”, informa Leiniö.

Além disso, o governo e outros atores brasileiros enxergam grande potencial em Tecnologias IoT e anunciaram um conjunto de estratégias para incentivar a sua adoção na indústria nacional. Em paralelo as empresas norueguesas possuem grande interesse no Brasil e geram no país mais de meio milhão de empregos diretos, indiretos e induzidos.

Setores de petróleo, gás e marítimo ainda são o maior destino dos investimentos noruegueses, mas um segmento que está despontando é o de tecnologia. Leiniö acrescenta que que o setor de tecnologias IoT no Brasil têm mostrado um crescimento contínuo nos últimos anos, US$ 1,35 bilhão em 2016, com o setor automotivo e manufaturas sendo os mais relevantes.