LogTalk LogTalk

Tópico cria projeto de reflorestamento da Mata Atlântica

Publicado em 04/08/2021

Por meio do "Floresta Tópico", uma parceria com a organização Iniciativa Verde, a empresa doará mudas nativas a cada novo contrato de locação de galpão


Foto: Divulgação

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à própria agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês), a Tópico vai transformar galpões de metal e lona em árvores. Trata-se do “Floresta Tópico”, que consiste na doação de mudas nativas da Mata Atlântica a cada novo contrato de locação firmado com a empresa. O projeto é uma parceria com a organização Iniciativa Verde,

Graças ao programa piloto, realizado em março deste ano, já foram plantadas aproximadamente 160 árvores. A expectativa é, até o final do ano, contribuir com mais três mil mudas para o reflorestamento de áreas desmatadas do Sistema Cantareira, um dos principais mananciais do mundo.

O “Floresta Tópico” é uma iniciativa do Comitê de Sustentabilidade da empresa, formado por colaboradores de diferentes áreas, unidos com o objetivo de agir em prol do desenvolvimento sustentável.

De acordo com a head de Recursos Humanos da Tópico, Elaine Costa, a “floresta da Tópico” vem aumentando por causa do compromisso firmado de doar a partir do fechamento de contratos. “Indiretamente, nossos clientes estão nos ajudando a recuperar as margens de rios e nascentes do Cantareira”, destaca.

A head ressalta que a parceria com a Iniciativa Verde viabilizou que uma das metas da empresa saísse do papel. “Assim como nós, eles trabalham para a melhoria da biodiversidade, água e qualidade do ar. O ‘Floresta Tópico’ vai auxiliar na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas, por meio da recomposição florestal”, diz.

Segundo Costa, o “Floresta Tópico” só foi possível após a boa experiência piloto, na qual a empresa aproveitou as comemorações do Dia Internacional da Mulher para presentear 80 colaboradoras e 20 prestadoras de serviço com mudas de árvores da Mata Atlântica. Em maio, mais 60 árvores foram plantadas para homenagear os filhos dessas mulheres. “Elas ficaram muito felizes e algumas contaram que seus filhos se emocionaram em saber que agora possuíam um pedacinho na Mata Atlântica.”

FLORESTA EM NÚMEROS

Para que clientes, stakeholders, colaboradores e interessados possam acompanhar o total de mudas entregues e plantadas, a empresa criou um contador no site, disponível em topico.com.br/sustentabilidade, além de ser possível visualizar o desenvolvimento das áreas semeadas pelo site oficial da ONG Iniciativa Verde.