O mercado brasileiro de transporte de cargas fracionadas registrou um crescimento de 40,05% em 2024. Dados levantados pelo Transvias, apontam que o número de consultas para esse tipo de transporte subiu de 693,2 mil em 2023 para 970,8 mil em 2024.
Segundo a análise, o nordeste brasileiro se destacou como a região com o maior crescimento no transporte de cargas fracionadas, registrando um aumento de 90,46%, de 201 mil consultas em 2023 para 382,9 mil em 2024. Na avaliação do Transvia, o desempenho reflete a expansão econômica da região, que tem se tornado um polo logístico estratégico para atender o crescimento do varejo e do agronegócio.
Os principais estados da região, como Pernambuco, Ceará e Bahia, lideram os investimentos em hubs logísticos e centros de distribuição. A ampliação dos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de melhorias nas rodovias BR-101 e BR-116, têm facilitado a circulação de mercadorias tanto para o mercado interno quanto para exportação.
Segundo o gerente de novos negócios do Transvias, Célio Martins, o Nordeste está cada vez mais integrado à logística nacional, com operações mais eficientes e conectadas a uma economia que não para de crescer. “Isso torna o transporte de cargas fracionadas uma solução viável para pequenas e médias empresas na região”, afirmou.
REGIÃO NORTE
De acordo com o levantamento, a região Norte cresceu de 15,89% nas consultas de transporte de cargas fracionadas entre 2023 e 2024, saltando de 72,7 mil para 84,2 mil. Para o Transvias, o aumento reflete os avanços em infraestrutura viária e portuária, que têm ajudado a superar os desafios históricos da região, caracterizada por sua extensão territorial e dificuldades de acesso.
A integração com grandes projetos de mineração e agroindústria, especialmente nos estados do Pará e Amazonas, tem estimulado a demanda por transporte de cargas fracionadas.
Isso inclui pequenos embarques de insumos e produtos acabados, essenciais para o abastecimento de mercados locais e internacionais. Além disso, programas federais de infraestrutura viária como o BR-319 vêm facilitando a conexão entre centros urbanos e áreas remotas, ampliando a eficiência logística.
“A Região Norte é estratégica para o transporte de cargas no Brasil. As melhorias na infraestrutura estão permitindo maior agilidade e eficiência na movimentação de mercadorias, o que se reflete diretamente no aumento das consultas por soluções de logística compartilhada”, explicou Célio Martins.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Conforme a análise, a região Centro-Oeste apresentou um crescimento de 6,38% nas consultas por transporte de cargas fracionadas, passando de 78,4 mil em 2023 para 83,5 mil em 2024. Na avaliação do Transvias, embora o crescimento seja mais tímido comparado a outras regiões, o resultado reflete a robustez do agronegócio e sua importância para o mercado nacional e global.
Com estados como Mato Grosso e Goiás concentrando grande parte da produção agrícola do país, o transporte de cargas fracionadas tem sido uma solução eficiente para movimentar insumos, peças e equipamentos necessários às operações do setor. Além disso, melhorias em rodovias como a BR-163 vêm reduzindo custos logísticos e atraindo novas demandas por transporte compartilhado.
“O Centro-Oeste é essencial para a logística brasileira. Embora o volume de consultas não tenha crescido tão rapidamente quanto em outras regiões, a estabilidade do agronegócio e os investimentos em infraestrutura garantem sua relevância no cenário nacional”, destacou o gerente de novos negócios do Transvias.
REGIÃO SUDESTE
A região Sudeste registrou 298.691 consultas em 2024, um aumento de 22,82% em relação às 243.192 do ano anterior. Para o Transvias, o desempenho reflete o papel central da região na economia brasileira, que concentra grande parte das indústrias, centros de distribuição e operações logísticas do país.
São Paulo e Rio de Janeiro são os principais motores do crescimento, com investimentos em logística urbana e no escoamento para outras regiões. A infraestrutura avançada, incluindo as principais rodovias e portos como Santos e Itaguaí, facilita a movimentação de cargas e promove maior eficiência nos processos de distribuição.
“Sem dúvida, o Sudeste continua sendo o coração logístico do Brasil. É aqui que encontramos o maior volume de operações e a maior demanda por soluções personalizadas de transporte, como as cargas fracionadas”, ressaltou Célio Martins.
REGIÃO SUL
A região Sul cresceu 24,26%, passando de 97,7 mil consultas em 2023 para 121,4 mil em 2024. De acordo com o Transvias, a proximidade com países do Mercosul e a forte integração com o agronegócio e a indústria local são os principais fatores que impulsionaram o setor de transporte de cargas fracionadas na região.
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul lideram em volume de operações logísticas, com investimentos contínuos em portos como Itajaí (SC) e Rio Grande (RS). Esses avanços têm garantido maior competitividade e eficiência no transporte de pequenas cargas para mercados internacionais e nacionais.
“A Região Sul tem uma localização estratégica e uma economia diversificada que a tornam única no cenário logístico brasileiro. O crescimento nas consultas reflete a importância de soluções flexíveis para atender às demandas locais e globais”, afirmou Martins.