Assinatura Premium Assinatura Premium

Uniconsult sistemas registra crescimento em 2011 e planeja novos mercados em 2012

Publicado em 19/01/2012

Com grandes players em sua carteira de clientes, empresa inova para atender PMEs com solução específica de back-office no modelo SaaS

A Uniconsult Sistemas, empresa brasileira de tecnologia dedicada a projetar e construir sistemas de informação direcionados a apoiar a gestão de empresas fortemente dependentes de logística, anuncia crescimento de 32% nos resultados de 2011. A operação da empresa cresceu principalmente nos mercados de grande varejo do comércio eletrônico e de operadores logísticos. Em 2012, a companhia espera aumentar em até 40% a sua receita.

“Vivemos um momento de aquecimento do e-commerce no Brasil e a previsão é que até 2015 o país seja o quarto maior mercado de e-commerce do mundo*”, comenta Fernando Di Giorgi, sócio diretor da Uniconsult Sistemas. “Queremos estar em sintonia com esse crescimento que demanda maior controle logístico para o sucesso do negócio”.

Em 2011, a Uniconsult Sistemas investiu em atualizações das soluções desenvolvidas pela empresa. Entre elas, destaque para a WMS – Sistema de Gestão de Armazéns voltado para operadores logísticos dedicados ao e-commerce; WMS especialmente dedicado a varejistas do segmento de calçados e vestuário; eSige, solução completa e integrada de back-office para operação de e-commerce e logística; novos módulos na solução eSige para suportar também as atividades de comércio eletrônico de atacadistas; e nova ferramenta de automação de operação em armazém.

“O crescimento do e-commerce no Brasil acirra a competitividade e força os varejistas a investirem na melhora do atendimento a clientes, o que inclui o aperfeiçoamento dos processos de logística interna e de transportes. Além disso, a entrada de varejistas de nichos no e-commerce, como vestuário e calçados, bem como a ampliação da presença de PMEs nesse mercado, representam grandes oportunidades para nós”, comenta Di Giorgi. Outra tendência que promete aquecer o varejo online em 2012 é o amadurecimento dos novos canais de compra: M-Commerce (Mobile), S-Commerce (Social Commerce) e F-Commerce (Social-Commerce via Facebook).

Para suportar a expansão da empresa, a Uniconsult Sistemas deve ter o seu quadro de colaboradores aumentado em 35%. As contratações deverão ocorrer principalmente nas áreas de gerenciamento de controle de projetos, desenvolvimento (Java e processos BPMS) e atendimento a clientes. Com a dificuldade em encontrar profissionais qualificados, a Uniconsult Sistemas tem investido na formação de pessoas por meio de treinamentos e cursos específicos. Gradualmente estes novos profissionais são inseridos nas atividades técnicas de linha da empresa.

Uma novidade da empresa para 2012 é construção de soluções de back-office voltadas para PMEs no modelo SaaS, o que exigirá investimentos em desenvolvimento de novas tecnologias. A área de marketing também receberá maiores aportes, visando aumentar a presença da marca no mercado.

Atualmente, a Uniconsult Sistemas possui em sua carteira de clientes os maiores players do e-commerce brasileiro: Ponto Frio.com, Dafiti, Casas Bahia.com, Extra.com, Walmart.com, Ricardo Eletro.com, Carrefour.com.br, Americanas.com, Submarino e Shoptime.