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UX Solutions lança app para otimizar roteirização e coleta no first mile

Publicado em 13/07/2022

Por meio do Trux First Mile, a ideia é que o motorista possa sistematizar e agilizar as coletas, além de integrar o processo ao sistema utilizado no centro de distribuição

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Divulgação

A UX Solutions, vertical de tecnologia da UX Group, lançou nesta semana o Trux First Mile, aplicativo de roteirização e coleta first mile. Essa etapa contempla o atendimento realizado por transportadoras aos pequenos sellers que atuam no e-commerce.

Por meio do app, a ideia é que o motorista receba auxilio durante a operação de primeira milha, com a roteirização agindo para sistematizar e agilizar as coletas. Além disso, a solução integrará o processo ao sistema utilizado no centro de distribuição.

“Desta forma, é possível às transportadoras oferecer para os pequenos sellers o mesmo valor de frete oferecido para clientes grandes”, destacou o Product OPS da UX Solutions, Willians Dantas. Segundo a empresa, a ferramenta funciona dentro do Trux, ambiente de tecnologia que concentra toda a comunicação e a gestão de transportes realizada pela UX Solutions.

“Os pequenos embarcadores não possuem sistemas avançados para cálculos de rota, o que faz com que esta torne-se uma etapa sensível da entrega, uma vez que estas transportadoras não possuem sistemas avançados para definição de rotas inteligentes.” – Willians Dantas, Product OPS da UX Solutions.

Dantas revela que, sem um aplicativo que controle isso, as empresas costumam utilizar um TMS convencional, no qual é necessário contar com um posto avançado, envolvendo pessoas que recebam mercadorias e as transportem até determinado ponto. “Este é um processo moroso e burocrático que age contra as exigências do e-commerce atualmente”, opina.

A expectativa é que, além da roteirização da primeira milha, o app também auxilie na redução de custos com combustível.

COMO FUNCIONA O TRUX FIRST MILE?

Ao iniciar o app, é preciso inserir o código que a transportadora. Depois, é necessário ativar a localização para utilizar os recursos oferecidos. A tela de login será disponibilizada.

Na home, o motorista encontra com precisão a distância e o tempo até o próximo destinatário. Também é possível visualizar se existem coletas disponíveis e um resumo sobre a viagem por meio de percentuais, atualizados em tempo real.

No botão “coletas”, o usuário encontra a lista de novas coletas com informações sobre a empresa, a quantidade de pedidos, o endereço. Há ainda a opção de aceitar e recusar coletas.

“Sempre será roteirizada a melhor rota para o motorista, considerando a distância total e o tempo”, explicou Dantas, complementando que o app também mostra as rotas que o usuário escolheu na etapa de novas coletas. Por fim, há a opção de escanear QR Code e finalizar o recebimento.

Segundo o especialista, a principal vantagem da roteirização inteligente é que os próprios motoristas avaliam se determinada entrega é compensadora. “Como o app realiza o cálculo de maneira precisa, as expectativas são atendidas de todos os lados, e o principal: o cliente fica satisfeito”, disse.