Addiante Addiante

Vendemmia investe RS 45 milhões em armazém em Garuva (SC)

Segundo a companhia, estrutura busca reduzir tempo e custos logísticos para importadores e exportadores da região

Publicado em 28/01/2025 — por Redação
Vendemmia investe RS 45 milhões em armazém em Garuva (SC)
Armazém da Vendemmia em Garuva, Santa Catarina (Foto: Divulgação)

A Vendemmia Logística Integrada anunciou a inauguração de um armazém em Garuva (SC) para março. Com investimento de R$ 45 milhões, o espaço possui 16 mil m² de área construída em um terreno de 30 mil m², com capacidade para 22 mil posições-palete e movimentação de até 250 contêineres por mês.

A localização, a 20 quilômetros do Porto de Itapoá, foi escolhida pela proximidade com o porto e pela infraestrutura rodoviária, permitindo integração entre transporte marítimo e terrestre.

"Garuva foi escolhida devido à sua proximidade com o Porto de ltapoá e à excelente infraestrutura rodoviária da região, o que facilita a integração entre transporte marítimo e terrestre. Essa localização reduz custos e prazos logísticos, especialmente para clientes que operam em Santa Catarina, Paraná e São Paulo", destacou o sócio-diretor da Vendemmia Logística Integrada, Rafael Puglia.

A proximidade com o porto também oferece vantagens estratégicas, como menor tempo de trânsito entre o desembarque das mercadorias e sua armazenagem, além de otimização de custos e maior eficiência na gestão de estoques. Essa abordagem está alinhada com o compromisso da Vendemmia de oferecer soluções integradas, sustentáveis e tecnologicamente avançadas.

Segundo a empresa, o armazém inclui sistemas como WMS, RFID e automação para separação e expedição. Outras tecnologias implementadas incluem IoT para monitoramento de temperatura, umidade e segurança, além de ferramentas de Big Data e Inteligência Artificial para previsão de demandas e otimização de estoques. A Vendemmia também oferece a plataforma Vendemmia Analytics, que possibilita o acompanhamento das operações em tempo real e a medição da pegada de carbono, com opção de adquirir créditos de carbono para compensação.

De acordo com a companhia, o novo armazém neutralizará as emissões de escopos 1 e 2, com o uso de empilhadeiras elétricas e compensação de emissões das atividades no local. Essas medidas permitem que os clientes declarem neutralidade do escopo 3 nas operações de armazenagem realizadas no armazém.