LogGPT LogGPT

Via hidroviária no Rio Tocantins ampliará operações dos portos do Arco Norte

Atualmente, a região tem capacidade instalada de 52 milhões de toneladas, com previsão de atingir 100 milhões de toneladas nos próximos cinco anos

Publicado em 10/01/2025 — por Redação
Via hidroviária no Rio Tocantins ampliará operações dos portos do Arco Norte
Via hidroviária no Tocantins ampliará operações do Arco Norte (Foto: Divulgação)

A partir de 2025, os portos do Arco Norte terão uma nova via hidroviária na região amazônica com o início da navegação comercial e de passageiros no Rio Tocantins. Atualmente, a região tem capacidade instalada de 52 milhões de toneladas, com previsão de atingir 100 milhões de toneladas nos próximos cinco anos.

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), expediu as licenças de operação das eclusas de Tucuruí, viabilizando a navegação no trecho entre a foz do Rio Tocantins e Marabá (PA).

“Estamos muito felizes com essa notícia que tanto irá agregar ao desenvolvimento comercial da navegação na região, como também possibilitará uma nova rota de transporte para as comunidades que residem ou trabalham às margens do Rio Tocantins”, disse o diretor presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), Flávio Acatauassú.

O executivo afirmou que já há empresas interessadas em iniciar a navegação no corredor logístico do Rio Tocantins, movimentando grãos provenientes de Mato Grosso e Tocantins no período das cheias do rio, de janeiro a junho, mesmo sem as intervenções de dragagem e derrocamento previstas, percorrendo a rota que se inicia em Marabá e termina em Vila do Conde.

“Prevemos uma boa movimentação de granéis neste corredor já no primeiro semestre de 2025, com destaque para a soja”, destacou.