Assinatura Premium Assinatura Premium

WestRock aposta em frete colaborativo para otimizar operação de last mile

Publicado em 15/06/2022

Por meio do estudo da malha logística dos clientes para identificar oportunidades de parceria com outras empresas, estratégia pode contribuir para redução de até 15% nos custos com transporte

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Divulgação

Com foco na otimização da cadeia produtiva e entrega ao consumidor final, a WestRock, empresa de soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado, está apostando em uma nova modalidade: o frete colaborativo. A estratégia consiste no estudo da malha logística dos clientes para identificar oportunidades de parceria com outras empresas para a operação de last mile e pode contribuir para a redução de até 15% nos custos com transporte.

De acordo com a empresa, as parcerias são estabelecidas com base em fatores como a distância, o tempo que o caminhão parado e o tempo de carga e descarga. Por meio desse estudo, o objetivo é evitar que o caminhão retorne vazio ao ponto inicial.

“Para a conclusão de uma parceria no frete colaborativo, o processo exige um acordo na troca das informações estratégicas, incluindo as confidenciais, para que se alinhe às oportunidades de rota após análise dos trajetos que serão percorridos pelos veículos”, explica Daniela Prieto, compradora especialista da WestRock. “A negociação é feita com as transportadoras que operam para as empresas e busca encontrar um ponto em comum e próximo para o término da operação”

O Frete colaborativo é uma opção que otimiza operações em regiões onde existe dificuldade para encontrar transportadoras em função da distância e da grande área de distribuição. Além disso, as parcerias também geram queda de 36% a 50% na emissão de CO2 na atmosfera.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Transporte: colaborar é preciso
Conceitos e mecanismos da Logística Colaborativa