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XL Group lança solução de seguros para portos e terminais no Brasil

Publicado em 24/03/2015

O XL Group lançou, no dia 18 de março, no Brasil, a sua solução de seguros para portos e terminais. Essa solução foi concebida para oferecer cobertura para operações, equipamentos de manuseio, edificações e perda de receita, devido à interrupção das operações. A apólice também inclui cobertura para incidentes que incorram em poluição, danos a terceiros (pessoas/ativos) e danos a instalações públicas.

Sobre a necessidade desse tipo de cobertura de seguro no País, o gerente-geral da Operação de Seguros do XL Group no Brasil, Renato Rodrigues, comentou que o País é um produtor-chave de itens como petróleo, ferro, commodities agrícolas e outras matérias-primas, e a indústria naval tem um importante papel no transporte de mercadorias, tanto nas exportações, quanto nas importações. “O Brasil está entre os 10 maiores exportadores mundiais de produtos transportados em contêineres, ou seja, esse setor claramente tem um papel de enorme relevância para a saúde econômica do País. Essa solução de seguros permitirá que a indústria de portos e terminais tenha a proteção securitária apropriada para garantir uma contribuição contínua para a economia.”

Os especialistas em subscrição do XL Group têm capacidade para garantir todos os ativos nas operações portuárias, incluindo, mas não se limitando a píer/cais, construções e armazéns, guindastes e outros equipamentos de manuseio de carga.

Os riscos enfrentados pela indústria de portos e terminais, geralmente, são complexos. Segundo o Marine Underwriter Leader das Operações de Seguro do XL Group no Brasil, Nicolás da Silva, cerca de 215 milhões de toneladas de mercadorias passaram pelos portos e terminais brasileiros, em 2013. Esse número tende a crescer, pois as empresas estão evitando o transporte rodoviário, devido aos custos e ao índice de roubos nas rodovias do País. “Portos e terminais também enfrentam o desafio de operar dia e noite para manter a competitividade. Entender os riscos envolvidos em uma operação com essas características e ter uma estratégia de gerenciamento de riscos consistente é um fator-chave para o sucesso. Acreditamos que a sólida capacidade, a experiência em subscrição e a habilidade na engenharia de risco marítimos que temos nos posiciona bem para enfrentarmos as necessidades da indústria de portos e terminais no Brasil, atualmente e no futuro.”