Cresce a busca por capacitação e treinamentos na área logística

Os benefícios da capacitação e dos treinamentos na área logística
Cresce a busca por capacitação e treinamentos na área logística
Imagem ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Em 2023, cerca de 30 mil novos profissionais foram contratados no mercado logístico em áreas que vão de níveis auxiliares em processos de conferência e movimentação de cargas até os cargos de análise, coordenação e gestão de projetos. E, segundo dados da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), quase 70% das empresas do país pretendem contratar em 2024, indicador que já coloca o setor como um dos que mais emprega no país e aumenta a busca por treinamentos entre os profissionais.

Dentro desse contexto, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), que oferece cursos de formação voltados para a área logística e de transportes, identificou um aumento de 44% na procura por treinamentos presenciais e online disponibilizados pela entidade.

E, seguindo esse mesmo norte, os modelos de educação corporativa ganham espaço no mercado brasileiro, inclusive como um caminho para adequar empresas às agendas ESG e impulsionar a formação de mão de obra especializada “dentro de casa”.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA NAS EMPRESAS E AGENDA ESG

Objetivamente, o pilar da educação corporativa nas empresas envolve qualquer treinamento, processos de reciclagem ou oferta de conteúdo com foco no desenvolvimento interno dos colaboradores.

Ao longo das últimas décadas, essas ações têm sido integradas ao hall de objetivos estratégicos de organizações de diferentes mercados – incluindo o setor logístico e de transportes –, e passou a contar com estruturas mais robustas a partir do desenvolvimento de universidades corporativas, oferta de bolsas para cursos externos e agendas contínuas de mentoria, apenas para citar algumas tendências.

Como observado na introdução, esse movimento se dá tanto pela necessidade de mão de obra especializada que afeta, em maior ou menor escala, a economia global como um todo, quanto em virtude da implementação de políticas de ESG de modo mais estratégico nas empresas.

Além disso, os investimentos em capacitação se relacionam com outra diretriz atual do universo de gestão de pessoas: a experiência do colaborador tendo-se em vista a fidelização de talentos. Não por acaso, já em 2022 – dentro do processo de retomada econômica do país – os investimentos em treinamentos cresceram 34% no Brasil, segundo números presentes na pesquisa Panorama do T&D no Brasil. Mas quais os benefícios da educação corporativa para a área logística?  

OS BENEFÍCIOS DOS TREINAMENTOS PARA A LOGÍSTICA

Como em outros mercados, a logística se beneficia dos investimentos em treinamentos corporativos ao contribuir para a formação de mão de obra especializada, aumentar a satisfação dos colaboradores e adequar a agenda das operações de Supply Chain as diretrizes ESG que, hoje, são importantes alicerces, inclusive, na atração de investimentos nas empresas.

Além disso, alguns ganhos específicos podem ser relacionados a uma maior atenção a capacitação de funcionários no setor:

  • Otimização e integração de processos visando ganhos de eficiência na cadeia de distribuição;

  • Conscientização sobre a importância da segurança nas operações e no transporte de cargas;

  • Potencial redução de acidentes entre caminhoneiros;

  • Alinhamento cultural com fornecedores e parceiros externos, incluindo motoristas;

  • Possibilidade de implementação, com mais celeridade, de modelos de gestão estratégica;

  • Formação de novas lideranças;

  • Redução de custos com rotatividade de funcionários.

TECNOLOGIA

É válido salientar, por fim, que as novas tecnologias podem contribuir de modo decisivo com a difusão de treinamentos e capacitações, inclusive na área logística. Hoje, o Brasil conta com o celeiro fértil de edtechs (startups de educação) com viés corporativo, bem como, com plataformas robustas que oferecem diferentes soluções com foco em conteúdo educacional para a prevenção de acidentes, reciclagem de conhecimentos e alinhamento de processos logísticos. Essa visão, como foi possível analisar, tende a trazer benefícios diretos para as empresas, aumentando sua competitividade e garantindo a fidelização de talentos preparados para os desafios e oportunidades do futuro do mercado logístico.

Exclusivo e Inteligente

Mantenha-se atualizado em Logística e Supply Chain

Saiba mais

 

Veja também:

Publicidade

 

 

EREA
GLP-nov
Datora
nstech cast / logística decifrada