Distribuição no e-commerce: Tendências e desafios

Neste artigo, separamos algumas dicas para seu negócio otimizar os processos de distribuição no e-commerce

Distribuição no e-commerce: Tendências e desafios
Imagem ilustrativa (Foto: Shutterstock)

O e-commerce no Brasil vive um verdadeiro boom e, sobretudo após o contexto de pandemia, o consumo se intensificou no comércio virtual do país, fato que exige estratégias de distribuição assertivas por parte das empresas.

Segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o e-commerce registrou um faturamento de R$ 187,8 bilhões em 2023, com tendência de crescimento contínuo – o estudo Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, por exemplo, estima que as vendas do comércio virtual no Brasil cresçam 95% até 2025.

No entanto, com o aumento da demanda, surgem também desafios logísticos que precisam ser superados para garantir a eficiência na entrega e manter a satisfação do consumidor. Neste artigo, separamos algumas dicas para seu negócio otimizar os processos de distribuição no e-commerce.

DESAFIOS LOGÍSTICOS NO E-COMMERCE BRASILEIRO

Um dos principais desafios logísticos no e-commerce brasileiro diz respeito a infraestrutura do país, que impacta diretamente o tempo de entrega e os custos operacionais. Para termos uma ideia, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte, quase 70% das rodovias brasileiras estão em estado ruim.

Além disso, a dependência do modal rodoviário, responsável por mais 60% do transporte de mercadorias, se torna um entrave, sobretudo porque nosso país tem dimensões continentais complexas para o contexto de distribuição.

Outro ponto crítico é a gestão de estoques e armazéns. Muitas empresas ainda não possuem sistemas integrados que permitam o controle eficiente de mercadorias, gerando problemas como atrasos no processamento de pedidos, falta de produtos e dificuldades para atender a alta demanda. Esse cenário leva ao aumento de devoluções e insatisfação do cliente, que é impactado diretamente pelo tempo de espera elevado.

Nesse mesmo sentido, é fundamental um avanço e maior abertura para novas tecnologias que otimizem os ciclos de distribuição, incluindo desde soluções de rastreamento e monitoramento de cargas até inovações no campo da telemetria.

TENDÊNCIAS PARA A OTIMIZAÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DE E-COMMERCE

Com os desafios em vista, algumas tendências vêm ganhando força para otimizar a logística e distribuição no e-commerce.

Uma delas é o uso de centros de distribuição mais próximos dos grandes centros urbanos, dentro da vertente last mile. Essas estruturas permitem que as mercadorias cheguem mais rapidamente ao consumidor final, reduzindo o tempo de entrega e os custos operacionais. Aliado a isso, o uso de Inteligência Artificial (IA) tem se destacado para melhorar a previsibilidade da demanda e otimizar, dentre outros pontos, a gestão de estoque.

Outra tendência é a adoção de tecnologias de automação em armazéns, inclusive a partir do uso de robotização para o manuseio e separação de mercadorias. Essas inovações aumentam a eficiência e a capacidade operacional das empresas, possibilitando a entrega de pedidos em menor tempo e com maior precisão.

Finalmente, a logística omnichannel também se destaca como uma tendência importante. A integração dos diferentes canais de venda (loja física, online, marketplace) permite ao consumidor retirar o produto na loja ou receber em casa, o que oferece flexibilidade e melhora a experiência de compra.

DICAS PARA MELHORAR OS PROCESSOS DE DISTRIBUIÇÃO NO E-COMMERCE

Diante dos desafios e das tendências emergentes, é fundamental acompanhar as mudanças do mercado virtual e implementar algumas etapas que podem melhorar os fluxos de distribuição na logística, elas incluem:

  • Busca pela diversificação de modais de transporte;
  • Investimentos em inovação para automação de processos;
  • Cultura colaborativa, inclusive por meio de parcerias para compartilhamento de cargas, reduzindo assim custos e a poluição no meio ambiente;
  • Foco na experiência do cliente e na segurança dos condutores;
  • Acompanhamento de novas metodologias, como a logística last mile e omnichannel

CONCLUSÃO

Sem dúvidas, o crescimento do e-commerce no Brasil trouxe novos desafios para a logística, mas também abriu oportunidades significativas para quem está disposto a inovar e adaptar suas operações. Ficar atento às dicas aqui relatadas é um primeiro passo para que as lideranças tenham sucesso na distribuição dentro do e-commerce.

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