LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Logística é driver para a eletrificação de frotas

A eletrificação de frotas logísticas se configura como um divisor de águas na busca por um futuro mais sustentável; essa iniciativa envolve a substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis por alternativas elétricas,

Um cenário de menos poluição em que a tecnologia impulsiona a eficiência e a sustentabilidade no transporte de cargas pode não estar tão distante do momento atual. A eletrificação de frotas na logística tem ganhado destaque a nível global, movida pela preocupação ambiental – em linha com a agenda ESG – e pela busca por eficiência econômica.

No Brasil, esse movimento está em crescimento, mas enfrenta desafios específicos. Este artigo explora os avanços na eletrificação de frotas, seus benefícios e a atual situação do mercado brasileiro. Continue a leitura e saiba mais.

O QUE É ELETRIFICAÇÃO DE FROTAS

A eletrificação de frotas logísticas se configura como um divisor de águas na busca por um futuro mais sustentável. Essa iniciativa envolve a substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis por alternativas elétricas, desde caminhões pesados, vans, motos, bicicletas e até mesmo tuc-tucs.

Essa mudança vai além da simples otimização da frota, ela se alinha aos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) das organizações, promovendo um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e na empresa em si.

Nesse sentido, a transição para veículos elétricos (VEs) reduz a emissão de gases de efeito estufa e de poluentes locais, contribuindo para a conservação do meio ambiente. Além disso, as frotas elétricas oferecem custos operacionais mais baixos, devido à menor necessidade de manutenção e ao preço mais baixo da eletricidade em comparação com combustíveis fósseis.

VANTAGENS E DESAFIOS

Os benefícios da eletrificação de frotas são vastos e significativos. Primeiramente, há a evidente redução das emissões de CO? e outros poluentes, o que melhora a qualidade do ar nas cidades e contribui para a mitigação das mudanças climáticas, uma vez que o modal rodoviário é o responsável por 94% das emissões do transporte de cargas no Brasil, segmento que representou 5% das emissões totais do país em 2021 segundo estudo do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS).

Ademais, como já mencionado, a adoção de VEs também pode resultar em economia de custos a longo prazo, apesar do investimento inicial elevado. Isso se dá porque os veículos elétricos têm menos partes móveis, o que significa menos desgaste e, portanto, menos manutenção.

Outro impacto positivo é a diminuição da poluição sonora. Veículos elétricos são notoriamente mais silenciosos do que seus equivalentes à combustão, o que pode contribuir para a redução da poluição sonora urbana. Além disso, a eletrificação de frotas pode levar a uma maior independência energética, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis importados.

FROTAS ELÉTRICAS NO BRASIL

Diversas empresas estão investindo na eletrificação de suas frotas no país, uma delas é a DHL Express Brasil, que prevê aumentar de 10,5% para 15,5% sua frota de veículos elétricos.

Outro exemplo é a Ambev, que, como parte de sua estratégia ESG que busca reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), integra caminhões elétricos à sua frota e, em parceria com a Raízen, instalou uma estação de recarga rápida no Rio de Janeiro.

Da mesma forma, empresas de delivery estão adotando motos e bicicletas elétricas para suas operações. Segundo dados do diretor de sustentabilidade do Ifood, André Borges, 1,33% do total de entregas da plataforma são realizadas por meio do programa iFood Pedal (motocicletas e bicicletas elétricas e bicicletas mecânicas).

E, do ponto de vista legislativo, alguns projetos têm buscado incentivar o mercado de carros elétricos e, ato contínuo, a eletrificação de frotas logísticas. É o caso do PL 5308/2020 – atualmente tramitando na Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) – que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) as importações e as saídas de veículos elétricos ou híbridos.

Outro exemplo é o PL 2156/2021, que conta com uma série de medidas para estimular a adesão aos veículos elétricos no país, incluindo incentivos fiscais para as redes de pontos de carregamento, comercialização e gestão da operação de redes de mobilidade elétrica. Atualmente, o projeto tramita na na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara.

COMO COLOCAR EM PRÁTICA?

Para empresas interessadas em eletrificar suas frotas, é importante, primeiramente, o foco em alguns pontos cruciais:

  • Realize uma análise detalhada para identificar quais segmentos podem ser eletrificados com maior facilidade e impacto;
  • Busque fazer parcerias com fornecedores de veículos elétricos e infraestrutura de carregamento para facilitar o acesso a tecnologias e serviços necessários;
  • Invista na capacitação de motoristas e equipe de manutenção, a operação e manutenção de VEs diferem dos veículos convencionais e exigem conhecimento específico;
  • Comece com projetos piloto para testar a viabilidade e os benefícios dos veículos elétricos em diferentes segmentos da operação logística antes de expandir a eletrificação para toda a frota.

Em suma, a eletrificação de frotas na logística brasileira é uma tendência inevitável que promete inúmeros benefícios econômicos e ambientais. Empresas que se anteciparem a essa transformação estarão mais bem posicionadas para colher as vantagens competitivas que a eletrificação oferece.

Embora haja desafios a serem superados, como a infraestrutura de carregamento e os altos custos iniciais, o cenário é promissor. Com o crescente interesse no ESG, a eletrificação de frotas consolida-se como um caminho viável e necessário para um futuro mais sustentável na logística.

Exclusivo e Inteligente

Mantenha-se atualizado em Logística e Supply Chain

Saiba mais

 

Veja também:

Publicidade

 

 

Multilog
GLP
nstech cast / logística decifrada