Perspectivas do transporte rodoviário de cargas no Brasil

Com uma dependência predominante das rodovias, o Brasil se destaca como o único país continental onde o transporte rodoviário ultrapassa os 60% do volume de cargas
Perspectivas do transporte rodoviário de cargas no Brasil
Transporte rodoviário de carga (Foto: Shutterstock)

O transporte rodoviário desempenha um papel crucial na economia brasileira, respondendo por 62,2% do transporte de mercadorias em todo o país. No entanto, o setor enfrenta desafios significativos, desde altos índices de roubo de carga até problemas de infraestrutura e segurança pública. Aqui, vamos explorar os principais entraves do transporte rodoviário no Brasil e discutir como o país pode superar esses desafios para garantir a eficiência necessária ao crescimento econômico.

O PAPEL CENTRAL DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO

O transporte rodoviário é essencial para a logística nacional, especialmente nos setores de alimentos e bebidas, e produtos fabricados. Com uma dependência predominante das rodovias, o Brasil se destaca como o único país continental onde o transporte rodoviário ultrapassa os 60% do volume de cargas, em contraste com nações como Estados Unidos, China e Canadá, que têm uma distribuição mais equilibrada entre diferentes modais .

DESAFIOS DE INFRAESTRUTURA

A 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, revelou que 67,5% da extensão rodoviária pavimentada do Brasil está classificada como “regular”, “ruim” ou “péssimo” estado de conservação, enquanto apenas 32,5% são consideradas “ótimas” ou “boas”. Esse estudo, que avaliou 111,5 mil km de rodovias pavimentadas, inclui 67,6 mil km da malha federal e 43,8 mil km dos principais trechos estaduais.

A pesquisa da CNT analisou o estado geral das rodovias com base em três principais características: “Pavimento”, “Sinalização” e “Geometria da Via”. Em 2023, 56,8% das rodovias apresentavam problemas no pavimento, 63,4% na sinalização e 66% na geometria, percentuais que se mantiveram relativamente estáveis em relação ao ano anterior.  

O IMPACTO DOS PROBLEMAS DE SEGURANÇA

O roubo de cargas continua a ser um dos principais desafios enfrentados pelo setor de transportes no Brasil, impactando diretamente a economia e a segurança das operações logísticas, ultrapassando R$ 1,2 bilhão de prejuízo anual.

De acordo com o relatório “Roubo de Cargas”, desenvolvido pela nstech, as áreas urbanas são responsáveis por 31,8% dos prejuízos, seguidas pela BR-116, que concentra 12,3% das ocorrências. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2024.

Em relação às regiões, o Sudeste segue como a região de maior incidência: concentrando 80,6% de todas as ocorrências do país. O Nordeste fica em segundo lugar, com 15,8% das ocorrências — um aumento de 10,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, o Sul teve uma queda de 6,7% para 2% e o Centro-Oeste reduziu a participação no cenário nacional de 2% para 0,5%. 

NECESSIDADE DE INOVAÇÃO E COOPERAÇÃO NO SETOR

A inovação tecnológica, como o uso de Inteligência Artificial e Internet das Coisas, pode transformar as rodovias em “infovias”, aumentando a eficiência e a segurança. Contudo, a falta de um debate energético e bem direcionado limita a implementação de soluções de longo prazo. Além disso, a falta de cooperação e compartilhamento de informações entre empresas é um obstáculo significativo para a melhoria geral do setor. Baggio compara a mentalidade de proteção no Brasil com a cooperação observada na Europa, destacando a importância de um trabalho conjunto para resolver problemas comuns.

O FUTURO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO

O transporte rodoviário no Brasil enfrenta uma série de desafios que comprometem sua eficiência e segurança. Desde problemas de infraestrutura até altos índices de roubo de carga, o setor precisa de uma abordagem integrada e inovadora para superar essas barreiras. A colaboração entre o setor público e privado, juntamente com investimentos em infraestrutura e tecnologia, são essenciais para garantir que o transporte rodoviário continue a desempenhar seu papel vital na economia brasileira.

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