LogTalk LogTalk

12 soluções para reduzir o risco lesão em operadores de empilhadeiras

Publicado em 24/02/2021

 

Sistemas de assistência da Jungheinrich oferecem conforto e segurança e reduzem risco de leão em operadores de empilhadeiras

 

Doenças motivadas por fatores de riscos ergonômicos – tais como má postura e esforços repetitivos – e sobrecarga mental correspondem a 20,76% das causas de afastamento do trabalho, segundo o boletim sobre Benefícios por Incapacidade do Ministério da Previdência Social, divulgado em junho do ano passado. Esses casos superam os afastamentos traumáticos, responsáveis pelos acidentes típicos (19,43%).

Para reverter esse quadro, a Jungheinrich oferece diversas tecnologias que podem ser instaladas como itens opcionais nos equipamentos e minimizam o risco de acidentes e lesões envolvendo empilhadeiras.

 

“Temos inúmeras soluções para garantir atuação mais ergonômica e confortável aos operadores, além de proporcionar segurança e eficiência durante as atividades e reduzir os custos de manutenção. Oferecemos consultoria e treinamentos para ajudar os clientes na escolha do melhor equipamento na busca da redução a zero do número de acidentes”. - Lauro Carvalho, head de Treinamento da Jungheinrich para a América Latina.

 

Conheça algumas:


curveCONTROL (item de série em todos os equipamentos) - Reduz automaticamente a velocidade da empilhadeira nas curvas, dependendo da carga e do ângulo de direção: quanto mais pesada a carga, mais lenta será a velocidade nas curvas.


operationCONTROL - Permite a medição em tempo real do peso e da altura do garfo e adverte visualmente o operador quando a capacidade de carga residual for excedida. Isso evita que a empilhadeira tombe e garante operações rápidas com maior segurança.


driveCONTROL - Ajusta automaticamente a velocidade da empilhadeira dependendo da altura de elevação dos garfos, garantindo manobras ainda mais estáveis durante os turnos de trabalho.

tiltCONTROL - Após um terço da capacidade de carga nominal ser alcançada, o mastro é ajustado para a posição vertical automaticamente para manter os produtos nivelados e seguros em todos os momentos.


positionCONTROL - Permite o ajuste da altura de destino personalizada para qualquer ambiente de armazém. Isso resulta em viagens mais curtas e operações de elevação otimizadas, em um único comando, bem como tempo de ajuste reduzido entre as operações de empilhamento e maior disponibilidade, economizando tempo e energia.

liftNAVIGATION - Sistema semiautomático de pré-seleção de altura de elevação para empilhadeiras retráteis. A rota de aproximação para o local de armazenamento certo é transmitida diretamente do WMS para o veículo. Quando o operador atinge a posição correta de armazenamento na frente da prateleira, o garfo é automaticamente levantado para o compartimento de armazenamento.

Indicador de carga - Informa o condutor sobre o peso da carga atual. Isso evita a sobrecarga acidental da empilhadeira e aumenta a segurança durante o transporte de mercadorias dentro do armazém.

Sensor do ângulo da barra de tração - Ajusta a velocidade da empilhadeira de acordo com o ângulo da barra de tração. Para facilitar o empilhamento das mercadorias, a empilhadeira reduz automaticamente sua sensibilidade com o movimento.

Garfos laser - Usando um laser na posição dos garfos, o sistema mostra ao condutor a posição exata nos pallets, possibilitando operações de empilhamento e recuperação de mercadorias especialmente seguras e eficientes no armazém.

Câmera no garfo - Permite operações de empilhamento e recuperação de mercadorias particularmente seguras e eficientes. Ela é montada diretamente nas pontas do garfo e conectada com um monitor ergonomicamente ajustável dentro da cabine do condutor, protegendo não só as mercadorias, mas também as empilhadeiras e os equipamentos do armazém contra danos.

liftCONTROL - Controla a velocidade de elevação: além de reduzir a velocidade de deslocamento, reduz automaticamente a velocidade de inclinação do mastro de elevação em alturas predefinidas.

Indicador de altura de elevação - Mostra a altura de elevação atual na tela da empilhadeira. Isso permite que o condutor aumente o manuseio preciso das mercadorias ao pegá-las ou colocá-las em grandes alturas.