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90% dos motoristas estão com receio de viajar

Publicado em 02/04/2020

Dificuldade em encontrar serviços essenciais é principal fator que tem afastado os motoristas das estradas


Dados da Cargo X - startup que conecta empresas a transportadoras, tornando-as mais eficientes - apontam que 90% dos motoristas não quer fazer viagens interestaduais e estariam procurando cargas para voltar para a casa.
O levantamento também indica uma queda de 7,5% no movimento dos transportadores entre 21 de fevereiro e 21 de março no Brasil.

Ainda segundo os dados da Cargo X, milhares de restaurantes localizados e serviços localizados em postos de conveniência estariam sendo obrigados a fechar suas portas. A falta de alimentação e serviços básicos para os motoristas pode causar uma queda no transporte de insumos, visto que 75% do transporte de insumos no Brasil é feito via estrada, gerando um possível desabastecimento.

 

"O desabastecimento até agora tem acontecido, quando tem acontecido, mais por consequência do desespero do consumidor." - Federico Vega, CEO da Cargo X.

 

De acordo com a Associação Paulista dos Supermercados (Apas), o movimento nos supermercados do estado cresceu 48,5% entre 20 de fevereiro e 19 de março. Porém, isso pode mudar em breve drasticamente se os transportadores não tiverem condições de trabalhar.


Na tentativa de mitigar a situação, a Cargo X informa que tomou as seguintes medidas:

 

1. Campanha para reabrir estabelecimentos:

A empresa está coletando assinaturas da população para que os postos de caminhoneiros se mantenham abertos. A campanha está disponível neste link:
http://secure.avaaz.org/po/community_petitions/kaue_santos_nossos_caminhoneiros_nao_podem_parar/

 

2. Capital de giro:

A startup anunciou no dia 25 de março, o oferecimento de capital de giro de R$ 30 milhões aos transportadores e pequenos frotistas que fizerem fretes de itens de consumo essencial, como alimentos, produtos de higiene e fármacos. Para ter acesso ao capital de giro, basta o transportador acessar este link: http://cargox.com.br/etc

 

3. Prevenção ao Covid-19:

1) No momento da contratação, é perguntado se o motorista está com algum dos sintomas do Coronavírus; passo a passo, a startup pergunta sobre apresentação de tosse, febre, etc - no próprio aplicativo, além de disponibilizar um número dedicado à emergência (0800 025 88 51);

2) As melhores práticas são recomendadas: a higienização do volante, freio de mão, marcha, maçaneta e todos os itens do caminhão que o motorista mais toca; o uso de álcool gel periodicamente; máscaras durante o transporte e a orientação de como eles devem proceder, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde;

3) O atendimento da Cargo X está treinado para informar o que o motorista deve fazer caso apresentem qualquer sintoma e o os orienta a entrar em contato com a empresa;

4) Caso necessário, ou seja, se eles precisarem de hospital ou atendimento de emergência, a Cargo X procura o hospital ou posto de saúde mais próximo ou faz o contato direto com o serviço de atendimento móvel de emergência;

5) Evitando contato físico: com o app da Cargo X, há recurso online para que os caminhoneiros das transportadoras parceiras da startup não tenham que ter contato físico com o embarcador quando contratam a carga, fazendo todo o processo online e limitando a exposição.

A preocupação e iniciativas da Cargo X não são à toa. Se uma grande porcentagem de motoristas para, o Brasil pode ter um problema real de abastecimento de itens essenciais para a vida da população.

"Em maio de 2018, os caminhoneiros pararam de rodar e após 3 dias de greve, 90% de uma das maiores economias do mundo entrou em colapso total pelo desabastecimento. Hospitais sem insumos, falta de combustível nos postos, falta de remédios nas farmácias e falta de alimentos nos supermercados fizeram parte da situação vivida por mais de 200 milhões brasileiros", lembra Vega.

 

Medidas internas

A Cargo X está operando 100% home office, além de orientar todos os seus cerca de 400 colaboradores a como manter a rotina em regime de teletrabalho. Além disso, a startup adquiriu 420 vacinas e vacinará todos os seus 400 funcionários contra a gripe em abril.