LogTalk LogTalk

Agropalma lança segundo caminhão movido a Gás Natural Veicular

Publicado em 11/01/2024

Expectativa da empresa é reduzir em 21% o volume de CO2 na comparação com um veículo movido a diesel; em um ano, emissões evitadas pelos dois caminhões devem atingir 40 toneladas

Por Redação

Agropalma lança segundo caminhão movido a Gás Natural Veicular
O veículo é resultado de uma parceria com a Translima (Foto: Divulgação)

A Agropalma lançou o segundo caminhão movido a Gás Natural Veicular (GNV). O veículo é resultado de uma parceria com a Translima, que desde 2018 realiza o transporte de produtos envasados da produtora de óleo de palma sustentável, como gorduras destinadas ao mercado de food service e a indústrias de chocolate, sorvete, recheios e massas, entre outras, de todo o Brasil.

De acordo com a empresa, a iniciativa exemplifica o compromisso contínuo em reduzir a pegada de carbono e promover práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor. Também representa um avanço na busca pela eficiência energética e diminuição das emissões de gases de efeito estufa associadas às operações logísticas da companhia.

A Agropalma estima que reduzirá suas emissões de dióxido de carbono em 21% nas rotas feitas por cada veículo, o que representa diminuir 40 toneladas por ano. Para efeito de comparação, seriam necessárias aproximadamente 5 mil árvores por ano para efetuar o “sequestro” desse carbono.

“A Agropalma tem o compromisso não apenas de ser sustentável, como também de se consolidar como uma indutora de boas práticas ambientais nas regiões em que atua”, afirmou André Gasparini, diretor Comercial da Agropalma.

“Ao entregar nossos produtos envasados em um caminhão movido a GNV, estamos materializando o conceito de sustentabilidade de dentro para fora da companhia e nos tornando exemplo para pequenas e médias empresas, que podem começar a pensar em uma forma de medir suas próprias pegadas de carbono”, declarou o executivo.

O caminhão irá rodar dentro do estado de São Paulo, onde a malha de abastecimento de gás veicular está mais desenvolvida. O veículo será dirigido exclusivamente por uma mulher. Quem ficará com a missão de entregar os produtos em segurança será Pamela Mendes. Caminhoneira há quase 15 anos, ela se inspirou em seu avô e nutria desde criança o sonho de rodar a bordo de um caminhão pelas estradas do Brasil.

“É a realização de vários sonhos. Para mim, é muito gratificante ter a oportunidade de ser a mulher a dirigir um caminhão sustentável como este. Felizmente, estou vendo as portas se abrindo cada vez mais para as mulheres caminhoneiras”, relatou a profissional.