Assinatura Premium Assinatura Premium

Aliança e Hamburg Süd criam campanha para conscientizar motoristas

Publicado em 24/08/2017

Projeto Prevenção de Acidentes visa também prevenir perdas nas operações garantir a preservação ambiental

Por Christian Presa

A Aliança e a Hamburg Süd criaram o “Projeto Prevenção de Acidentes” para conscientizar motoristas e evitar perdas nas operações e degradação ao meio ambiente. Ao todo, mais de 2,5 mil caminhoneiros devem participar da campanha.

O PPA, como foi batizado, se baseia em três pilares. O primeiro é Gerenciamento de Riscos, que visa atribuir maior visibilidade à operação. Já em Políticas Internas, as empresas organizadoras incluíram clausulas mais específicas nos contratos e penalidades para motoristas que descumprirem as regras. E a parte de Comunicação e Treinamento vai focar em produzir workshops sobre temas como acidentes de trânsito, direção preventiva, manutenção dos veículos e bem estar dos motoristas. Cada transportadora irá eleger o time de colaboradores a participar dos workshops.

O gerente nacional de Operações Intermodais da Hamburg Süd, Fernando Camargo, explica que a ideia é prevenir e padronizar todo o transporte rodoviário. “Somos pioneiros nesse tipo de iniciativa. Hoje, muitas transportadoras que trabalham conosco possuem esse tipo de treinamento. Outras prestam um ótimo trabalho, mas não possuem a iniciativa. Garantir o ritmo certo da operação e aumentar a qualidade dos serviços irão beneficiar a todos.”

A primeira cidade a receber o PPA foi Santos (SP). Até o fim de 2017, o projeto vai passar por mais nove cidades.