LogTalk LogTalk

Blumenau Iluminação economiza mais de 10% nos custos de frete, em 2016, com o software da TranspoBrasil

Publicado em 18/08/2016

 Implantação do software de gestão de frete, iniciada em 2014, aprimorou os processos de logística do grupo

A Blumenau Iluminação, fabricante de luminárias, vem conseguindo reduzir os custos dos fretes e incorporar melhorias nos processos de logística de transportes das empresas do grupo, com a adoção do software para a gestão de frete, TMS Embarcador transpoFrete, da TranspoBrasil. Iniciada em agosto de 2014, a implantação do software foi feita de forma integrada às áreas comercial, financeira e fiscal do Enterprise Resource Planning (ERP) Senior.

“Tivemos redução de mais de 10% nos custos de fretes, no primeiro semestre de 2016, comparado ao mesmo período de 2015. Foram adotadas rotinas de simulações de fretes para a equipe comercial, bem como em relação ao processo sistematizado de conferência de pagamentos de fretes. Além disso, conquistamos importantes melhorias nos processos internos”, afirma o analista de Logística da Blumenau Iluminação, Carlos Silva.

O projeto de implantação durou quatro meses, agregando, entre outros aprimoramentos, a governança das tabelas e contratos de fretes, a simulação de fretes e a gestão dos custos de transportes junto aos representantes e gerentes de Vendas, a recepção e a auditoria automatizada dos conhecimentos e faturas de fretes, a gestão de ocorrências dos transportes, o nível de serviço das transportadoras e a integração fiscal e financeira com o ERP.

Atualmente, a companhia trabalha na habilitação do módulo chamado “Portal do Cliente”, da TranspoBrasil, para uma das empresas do grupo, a Pamplona Eletrometalúrgica. Esse módulo ficará responsável por aprimorar a comunicação geral com os clientes, no que se refere ao rastreamento do ciclo de entrega dos pedidos.

“Todos os nossos clientes poderão solicitar o seu login e senha, para acompanhar os status das entregas dos seus pedidos, eliminando a necessidade de entrarem em contato telefônico com o SAC ou a logística”, explica Silva.

A empresa, agora, conscientizará os benefícios aos clientes, além de reforçar o uso desse recurso junto aos representantes e gerentes de Vendas.