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BMW Group investe em tecnologia para se adequar ao mercado e progredir

Publicado em 21/11/2016

O BMW Group anunciou que vai contar com uma cadeia de fornecimento em rede de robôs de transportes autônomos e com o uso de informações de veículos existentes para tornar o processo de logística mais eficiente. Diariamente, um total de 30 milhões de peças precisam ser entregues nas 31 localizações da BMW Group em todo o mundo para a produção de 9 mil veículos.

O diretor de logística da rede de produção do BMW Group, Jürgen Maidl, afirma que a logística e o uso de tecnologias inovadoras são o coração da empresa. "Soluções sustentáveis e eficientes em termos de recursos também são importantes para nós. Já estamos testando as tecnologias do futuro em toda uma série de projetos-piloto", declara.

As novas tecnologias testadas pelo grupo BMW incluem também óculos de realidade aumentada a sistemas de transporte autônomos para caminhões movidos a eletricidade. Marco Prümlgeier, gerente de projetos e inovação e indústria 4.0 da BMW, pontua que a empresa tem uma visão clara do futuro. "Identificamos potencial para inovação em todas as fases do processo de logística, desde a entrega de peças em nossas fábricas até a entrega de veículos novos para revendedores em todo o mundo."

Cadeia de fornecedores conectada: transparência total de dados
A cadeia de fornecedores do BMW Group é constituída por uma rede de fornecedores globalmente distribuída em cooperação com prestadores de serviços de logística. No futuro, a transparência total dos dados em toda a cadeia de fornecedores permitirá saber onde cada item está e se será entregue a tempo. Com essa informação, será possível responder imediatamente se houver algum atraso. O acompanhamento se estende à verificação de todas as peças e possíveis danificações.

Primeira frota de robôs autônomos de transporte em operação diária
Uma frota inicial de dez Smart Transport Robots (STR) autônomos irão transportar componentes na fábrica de Wackersdorf, na Alemanha. A principal novidade é que o robô de transporte automotriz não precisa de loops de indução montados no chão para a navegação, movendo-se livremente alimentado de forma sustentável por baterias pré-usadas do BMW i3. O robô é capaz de transportar containers pesando até 500 kg.

Tugger autônomo treina na montagem
Os trens tugger autônomos, pilotados nos salões da fábrica do BMW Group em Dingolfing, são usados para fornecer logística de montagem, especialmente para distâncias maiores entre armazéns individuais e áreas de montagem. Do ponto de vista técnico, a direção e navegação independentes dos trens dependem de sinais de laser. Ao avaliar a necessidade, o tugger gera um perfil de sala 2D digital em tempo real, permitindo manobrar por determinadas rotas das salas de reunião e logística.

Dados de realidade aumentada do Google para apoiar o pessoal de logística
Os óculos de dados de realidade aumentada utilizados pela equipe de funcionários da logística sinalizam à pessoa que classifica as peças onde encontrar o item solicitado e onde colocá-lo. Em outro cenário, o uso de óculos de dados vai ainda mais longe: a parte para classificação é visualmente registrada pelos óculos de dados e é submetida a uma verificação de qualidade ótica. Em paralelo, as informações de imagem são comparadas em segundo plano com um banco de dados previamente compilado. Dentro de alguns milissegundos, o sistema relata se o componente é impecável e, usando a inteligência artificial, os óculos de dados são capazes de reconhecer diferentes tipos de defeitos de forma independente.

Distribuição conectada: maior transparência na entrega de veículos
Para futuras entregas da fábrica para o revendedor, o veículo se tornará um sensor inteligente que pode enviar ou receber informações importantes. Quando o veículo é desligado, ele retransmite sua geolocalização atual e status para o centro de logística via conexão móvel. Essa informação ajuda a melhorar a entrega no prazo e reduzir os prazos de entrega. Em uma segunda fase de desenvolvimento, o display do veículo no interior será usado para enviar notificações ou recibos para as etapas de trabalho necessárias na cadeia de transporte para as concessionárias. Dessa forma, as informações da rota podem ser apresentadas diretamente no veículo, tornando a entrega mais eficiente.

Sustentabilidade: o transporte ferroviário reduz as emissões de CO2
A logística ajuda o BMW Group a atingir objetivos de sustentabilidade, focando em expandir continuamente a porcentagem de transportadoras eficientes em termos de CO2. Uma medida para reduzir as emissões de CO2 é aumentar o transporte ferroviário. Hoje, por exemplo, mais de 60% de todos os veículos novos saem de nossas fábricas por ferrovia. O transporte ferroviário é uma opção alternativa que reduziu significativamente os custos e as emissões de CO2 de entregas urgentes para as fábricas chinesas da empresa nos últimos anos.

Caminhões elétricos: livres de emissões em curtas distâncias
Em cooperação com os prestadores de serviços de logística, os caminhões elétricos já estão fazendo entregas locais em Munique e Leipzig. O objetivo inicial é conhecer melhor as diferentes tecnologias de acionamento e ganhar experiência. Em longo prazo, o BMW Group está se empenhando para obter melhor relação custo-benefício na utilização de tecnologias alternativas de condução.