LogTalk LogTalk

Brado anuncia trem de contêineres para atender o mercado interno

Publicado em 17/11/2016

A Brado anunciou que um trem de contêineres passará a circular continuamente entre os estados de Mato Grosso e São Paulo. O serviço, que anteriormente atendia apenas à exportação, vem com o objetivo de atender o mercado interno. Com a alteração, a Brado promete benefícios tanto para a indústria como para o consumidor final.

A composição viaja 1,2 mil quilômetros com até 104 contêineres de 40 pés ou 208 contêineres de 20 pés entre os terminais de Rondonópolis (MT) e Sumaré (SP), pontos de conexão da ferrovia com o modal rodoviário. O primeiro produto a usar a nova solução logistica é o óleo de soja, alimento que deve encher 300 contêineres por mês em 2017. O produto abre caminho para a carne congelada, que hoje é transportada de Mato Grosso para São Paulo de caminhão. Além dessas, o milho deve chegar por essa nova rota até o interior de SP e nas regiões de Pernambuco, com transporte marítimo entre o Porto de Santos (SP) e o de Suape (em Ipojuca, a 55 quilômetros de Recife, PE).

O crescimento do modal ferroviário permite aproveitar melhor a infraestrutura disponível em outros modais para avançar na logística no mercado interno. As vantagens vão desde a regularidade na movimentação de cargas, com segurança e previsibilidade, até fatores como a redução da emissão de CO2 (pelo uso do transporte ferroviário).