Assinatura Premium Assinatura Premium

BTG Pactual entra em projeto para transporte de contêineres

Publicado em 11/06/2012


O BTG Pactual, do banqueiro Andre Esteves, concluiu com a EDLP, do empresário Guilherme Quintella, a aquisição de 35 % do capital da Contrail, projeto destinado ao transporte de contêineres entre o Porto de Santos e o interior de São Paulo.

O valor da operação não foi divulgado, mas está próximo dos nove dígitos (R$ 100 milhões), quantia suficiente para dar início à construção do primeiro hub intermodal do país, o TIPS (Terminal Intermodal do Porto de Santos), em Cubatão. Este deverá ficar pronto em dezembro, quando terá início a primeira fase do projeto, visando transportar, por ferrovia, de 300 mil TEUs/ano entre o planalto paulista e a baixada santista, pela linha de cremalheira da MRS.

Em paralelo, o projeto prevê a construção de mais sete terminais intermodais – Campinas, Jundiaí, Lapa, Mooca, ABC, Suzano e São José dos Campos – que, quando concluídos, deverão elevar o transporte a 1,2 milhões de teus/ano. A previsão é que os pátios do Planalto estejam prontos em meados de 2013.

O projeto da Contrail prevê a aquisição, este ano, de 100 vagões penta-articulados, de piso baixo, para o transporte de contêineres empilhados. É a forma mais barata de transportar contêineres. Os penta-articulados têm truques articulados entre os vagões (seis truques para cinco vagões), carregam menos válvulas e timonerias de freio e pesam menos do que as plataformas atualmente utilizadas.

Amsted-Maxion e Randon estão fabricando os protótipos. Os trens circularão pela cremalheira da MRS, que terá a catenária elevada para permitir a passagem dos contêineres empilhados. As locomotivas também serão da MRS.