Multilog Multilog

Caminhão da Hyundai movido a hidrogênio alcança 10 milhões de km percorridos na Suíça 

Publicado em 18/06/2024

Atualmente, os caminhões XCIENT Fuel Cell operam em 10 países; modelo é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de 90 kW e tem autonomia máxima de mais de 400 quilômetros 

Por Redação 

Caminhão da Hyundai movido a hidrogênio alcança 10 milhões de km percorridos na Suíça 
Caminhão XCIENT Fuel Cell da Hyundai (Foto: Divulgação)

Os caminhões XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor Company, movidos a hidrogênio, ultrapassaram recentemente uma distância de condução acumulada de 10 milhões de quilômetros no uso em frota na Suíça. Segundo a companhia, a marca foi alcançada em três anos e oito meses, desde que o modelo iniciou as operações de frota no país europeu, em outubro de 2020.  

Atualmente, 48 caminhões XCIENT Fuel Cell estão em operação na Suíça. De acordo com a empresa, o modelo é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de 90 kW, o que resulta em potência total de 180 kW, e um motor elétrico de 350 kW, proporcionando uma autonomia máxima de mais de 400 quilômetros. 

“Em comparação com uma frota de caminhões a diesel comum, que emitiriam aproximadamente 6,3 mil toneladas de dióxido de carbono ao percorrer uma distância acumulada de 10 milhões de quilômetros, o caminhão elétrico XCIENT Fuel Cell garante uma queda significativa nas emissões desses gases” afirmou a Hyundai em comunicado. 

Estima-se que esta redução seja equivalente à quantidade de carbono absorvida anualmente por cerca de 700 mil pinheiros, ou a criação de um pinhal com extensão de 508 hectares — 5 milhões de metros quadrados. 

Todos os caminhões pesados XCIENT Fuel Cell que operam na Suíça utilizam apenas "hidrogênio verde", que não emite carbono durante o processo de produção, e contribuem para a criação de uma cadeia de valor de hidrogênio amigável ao meio ambiente na Europa. 

O caminhão XCIENT Fuel Cell opera em 10 países atualmente: Estados Unidos, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia, Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. 

EXPANSÃO DA DIVISÃO DE HIDROGÊNIO 

Na CES 2024, a Hyundai Motor anunciou a expansão da divisão de hidrogênio, a HTWO. Criada em 2020 como marca para o sistema de célula de combustível de hidrogênio, a HTWO agora reúne todo o negócio da cadeia de valor de hidrogênio para o Grupo Hyundai – da produção ao armazenamento, transporte e utilização. Esse movimento deve acelerar a transição para uma sociedade baseada no hidrogênio. 

Em maio, a Hyundai apresentou sua visão de hidrogênio e estratégia de negócios de logística limpa nos EUA, na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2024. Como parte de seus principais projetos de logística de hidrogênio nos Estados Unidos, a Hyundai Motor implementou o Projeto NorCAL ZERO, que envolveu a implantação de 30 caminhões XCIENT Fuel Cell na Califórnia para transporte de contêineres de carga e veículos. 

 Além disso, o “Projeto de Logística Limpa” visa reduzir as emissões por meio da implantação de caminhões XCIENT Fuel Cell na unidade de produção do Grupo Hyundai Motor, HMGMA, na Geórgia.