Assinatura Premium Assinatura Premium

Cemar inaugura novo centro de distribuição em São Luís

Publicado em 30/05/2012

 

A Cemar inaugurou o novo Centro de Distribuição, em São Luís, localizado na BR-135, Km 0, Bairro do Tirirical. O empreendimento atenderá a diversas ações da Companhia, nas áreas de operação, manutenção e expansão do sistema elétrico, promovendo a reestruturação e modernização do fluxo logístico, beneficiando clientes de todo o Maranhão.

Como resultado do investimento de aproximadamente 3,5 milhões de reais, o Centro de Distribuição proporcionará aumento da produtividade da Cemar com a realização de um processo logístico enxuto. O resultado será maior eficiência no atendimento às demandas da companhia, no tocante às várias obras de Redes de Distribuições e Subestações, que por sua vez, proporcionam o fortalecimento e ampliação do sistema elétrico.

A gestão do Centro será feita por um Operador Logístico e contará com sistemas de ponta na área do gerenciamento de armazéns com automação do processo de armazenagem por meio do sistema WMS (Warehouse Management System), que potencializa ganhos nos processos de controle, endereçamento e roteirização para separação de materiais (picking).

Segundo o diretor Administrativo e Financeiro, Leonardo Lucas, toda a gestão da demanda de material está centralizada dentro do SAP ERP (enterprise resource planning: planejamento dos recursos empresariais) - a solução que permite que sua empresa se adapte rapidamente às exigências de um mercado em constante transformação, além da automatização do processo de atendimento das reservas com controle inteligente.

"A implantação dessa mudança no SAP é uma parte importante do processo de transformação na gestão de materiais que estamos fazendo na Cemar. Essa mudança irá permitir um melhor atendimento e operacionalização dos nossos processos. Isso tudo só está sendo possível por se tratar de um imenso trabalho de equipe", declarou Leonardo.

O presidente da Cemar, Augusto Miranda, destacou os investimentos realizados pela Companhia nos últimos oito anos. "Em tempo recorde, a empresa realizou esta importante obra, pois este é o ano que a companhia mais vai investir -  serão mais de R$ 500 milhões em investimentos, e para melhorar o setor elétrico de todo o Estado, a Companhia precisava de um centro estratégico como este", afirma Augusto Miranda.

Outro ponto que merece destaque no Centro de Distribuição é o uso de uma moderna balança rodoviária para pesagem de veículos de grande porte, visando a manutenção de um rígido controle patrimonial de materiais.

A obra do Centro de Distribuição gerou cerca de 200 empregos para diversos profissionais e resultou numa estrutura física com área para armazenagem interna de 3.500m² e área externa com pavimentação asfáltica com quase de 50.000 m²; um refeitório para 60 colaboradores, vestiários e sala de reunião

Para Firmino Sampaio, presidente da Equatorial Energia, este é um investimento que ajudará a Cemar a cumprir suas metas para 2012. "Metas não só do Programa Luz para Todos, mas metas para ajudar o Maranhão a se tornar um Estado moderno e atraente para investimentos", afirmou.