CEO da goFlux fala sobre Inteligência Artificial e frete no Logística do Futuro

Solução analisa séries históricas, vislumbra os fatores que influenciam o frete nos mais diversos segmentos e constrói projeções a médio e longo prazo

Publicado em 03/10/2024 — por Redação
CEO da goFlux fala sobre Inteligência Artificial e frete no Logística do Futuro
CEO da goFlux, Rodrigo Gonçalves (Foto: Divulgação)

Durante o evento Logística do Futuro, a goFlux se destaca como uma plataforma digital conectando embarcadores a grandes empresas no setor de frete rodoviário. Atuando em ambos os lados da cadeia logística, a startup oferece uma solução que permite a negociação de fretes com transparência, compliance e em tempo real, mantendo mais de 3 mil transportadores homologados e acompanhando toda a jornada do frete até a entrega.

Segundo a empresa, a plataforma, com um TMS embarcado, permite que sejam negociadas milhões de toneladas, milhares de embarques diários de uma maneira eficiente. De acordo com o CEO, Rodrigo Gonçalves, a empresa tem outros modelos de negócio conectados ao frete, como o goFlux View, solução em que a Inteligência Artificial é aplicada à base de dados.

“Desenvolvemos esse modelo que analisa séries históricas, vislumbra os fatores que influenciam o frete nos mais diversos segmentos e construímos projeções de fretes para 3, 6, 9, 12 meses, além de relatórios detalhados, tudo a serviço de quem vai precificar ou contratar frete, ou enxerga o frete como algo relevante para o seu modelo de negócio”, disse.

A plataforma ainda tem a funcionalidade de calcular e neutralização da emissão de carbono das operações. “Como o frete é contratado pelo nosso sistema, sabemos a origem, o destino, a distância e o peso da carga. Adaptamos o protocolo das Nações Unidas para o cálculo das emissões de carbono, de maneira que tenhamos uma versão brasileira, aprovada pelo GHG (GreenHouse Gases) e Fundação Getúlio Vargas”, explicou.

De acordo com o executivo, uma vez calculada, é possível neutralizar as emissões por meio de créditos de carbono, com certificação internacional. “Somos selo Prata no GHG Protocol, única startup no país que detém essa especificação”, destacou o CEO.

O executivo ressaltou que, também conectada à transação do frete, a startup oferece uma solução que antecipa os recebíveis para as transportadoras, o que melhora o fluxo de caixa e traz mais competitividade para as empresas.

Na palestra proferida pelo executivo durante o evento com o tem “Uso da Inteligência Artificial e o futuro do Frete”, foi abordada o emprego da tecnologia na precificação do frete, especificamente no agronegócio brasileiro.