LogTalk LogTalk

Com reaproveitamento de contêiner da Asia Shipping, CJ Selecta melhora eficiência do processo de exportação

Publicado em 16/01/2024

Fabricantes de proteína de soja para ração animal no Brasil e exterior, a companhia chega a movimentar 4 mil contêineres por ano

Por Redação


Atualmente, a empresa movimenta em média 4 mil contêineres por ano. (Foto: Freepik)

Por meio dos serviços da Asia Shipping, a CJ Selecta, fabricante de proteína concentrada de soja para alimentação animal, trouxe melhorias significativas ao processo de exportação. Atualmente, a empresa movimenta em média 4 mil contêineres por ano.

Com uma operação personalizada que utiliza o reaproveitamento de contêiner, a CJ Selecta reduziu custos de frete e transit time da carga, garantindo disponibilidade de equipamentos em bom estado e gestão total da operação da planta até o Porto de Santos.

“Temos alguns fornecedores logísticos trabalhando conosco, mas a Asia Shipping é responsável por transportar um grande percentual das cargas com todo o know-how oferecido. Com o reaproveitamento, conseguimos otimizar os tempos operacionais, diminuir gargalos com a falta de equipamentos (contêineres) vazios em Santos e reduzir custos com um serviço de alta qualidade”, explicou Douglas Franco de Oliveira, coordenador de logística da CJ Selecta.

De acordo com a empresa, para garantir o reaproveitamento de contêiner, a Asia Shipping precisa organizar uma operação de importação com outra de exportação que utilize o mesmo container e veículo de transporte. A multinacional realiza também o transporte de peças automotivas que chegam no Porto de Santos (SP) e seguem para a fábrica do importador em Anápolis (GO).

Após a desova dos contêineres, eles voltariam vazios para Santos, mas desde o ano passado, os contêineres saem de Anápolis (GO) e vão até Araguari (MG), onde se localiza a planta da CJ Selecta, para exportação.

Segundo gerente da Asia Shipping na região Sul, Greisson Ribeiro, assim que o contêiner chega em Araguari (MG), acaba a responsabilidade do importador e começa a do exportador com o equipamento. “A partir daí, fazemos a estufagem dos contêineres, o transporte, o monitoramento da carga até o embarque em Santos. Com a operação de reaproveitamento de equipamentos, reduzimos os custos da operação em até 40%. Com toda a nossa gestão, o cliente não precisa se preocupar com os gargalos operacionais em Santos (SP), pois cuidamos de tudo para ele.”

Além da planta de Araguari (MG), a CJ Selecta possui uma operação na cidade de Estiva Gerbi (SP), que também passa a operar com o reaproveitamento de contêiner da Asia Shipping. “Nossa ideia é replicar o modelo para as demais operações, explorando os benefícios que ele contempla”, comentou Douglas.