Assinatura Premium Assinatura Premium

Com automação da DATAFRETE, Grupo KRAH economiza 13% no custo de frete

Publicado em 25/03/2024

Companhia também reduziu de 1,5% para 0,70% o custo do faturamento semanal com frete após adotar a solução e automatizar o processo, da cotação à auditoria

Por Redação

Com automação da DATAFRETE, Grupo KRAH economiza 13% no custo de frete
A operação passou a contar com cotação e auditoria automatizada dos fretes (Foto: Shutterstock)

O Grupo KRAH implementou melhorias no procedimento de distribuição ao adotar o software de gestão logística da DATAFRETE. A partir do uso do TMS na rotina do setor, o grupo deixou de lado o uso de, no mínimo, quatro planilhas diferentes, para contar com um dashboard integrado sobre o status de envio de produtos.

A operação passou a contar com cotação e auditoria automatizada dos fretes. Em quatro meses de payback no projeto, foram economizados R$ 11 mil, volume que representa 13% do total de custos logísticos.

Segundo o coordenador de logística Luiz Fernando Tassi, no primeiro mês de uso a companhia reduziu em R$ 6 mil os custos logísticos, ao identificar pagamentos inconsistentes por meio da auditoria automatizada de frete. Atualmente, qualquer inconformidade na documentação é apontada e a nota bloqueada para pagamento, reduzindo consideravelmente os custos.

Com a solução, o Grupo KRAH reduziu de 1,5% para 0,70% a representatividade do custo dos fretes em seu orçamento semanal. Além disso, a previsibilidade de custos proporciona maior controle sobre o orçamento da companhia. “Hoje cotamos os fretes e antes mesmo da cobrança já sabemos quanto será gasto”, disse Tassi.

Marcelo Martins, CEO da DATAFRETE destaca que além da redução de custos já no início do projeto, a visibilidade da operação e os dados consolidados facilitam a tomada de decisão.

“Os insights proporcionados pelo histórico de entregas e de desempenho das transportadoras, bem como de custos e de rotas, traz para o gestor a possibilidade de melhoria contínua, com redução de outros custos, seja com rotas mais bem planejadas, além de menor tempo de envio dos produtos e mais proximidade com o cliente via informações de status do pedido”, ressaltou o executivo.