LogTalk LogTalk

Crescimento da JWM Soluções Logísticas é impulsionado pela parceria com a LATAM Airlines

Publicado em 08/04/2024

Projeto começou em 2016 com a gestão do transporte de motores aeronáuticos, mas rapidamente evoluiu para oferecer soluções logísticas adaptáveis com foco em inovação

Por Camila Lucio e Christian Presa

Crescimento da JWM Soluções Logísticas é impulsionado pela parceria com LATAM Airlines
A parceria entre a JWM e a LATAM começou em 2016 (Foto: Divulgação)

O valor das notas fiscais transportadas pela JWM Soluções Logísticas saltou de R$ 17 bilhões para R$ 23 bilhões nos últimos oito anos. Embora esse número englobe todas as operações da companhia, aproximadamente 50% desse aumento está diretamente relacionado ao transporte de materiais aeronáuticos da LATAM Airlines.

A parceria entre a JWM e a LATAM começou em 2016 com a gestão do transporte de motores aeronáuticos, mas rapidamente evoluiu para oferecer soluções logísticas inovadoras e adaptáveis. A frota é composta por cerca de dez veículos dedicados, alguns operando 24 horas, e uma rede de agregados estrategicamente distribuídos.

A complexidade das operações é evidenciada pelos mais de três mil processos de nacionalização gerenciados mensalmente por especialistas da JWM nos aeroportos de Guarulhos e Campinas. Para garantir transparência e eficiência, a JWM implementou uma torre de controle operacional 24 horas e um sistema personalizado de envio de comunicações.

Um dos maiores desafios enfrentados pela JWM foi o transporte de cargas valiosas e de grandes dimensões pelas vias urbanas de São Paulo até o aeroporto de Congonhas. Com exclusividade à MundoLogística, o diretor financeiro e administrativo, Ygor Marinelli, destacou a concessão de autorização especial junto à Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, que representou um marco significativo, demonstrando a habilidade da JWM em lidar com desafios logísticos complexos.

Na avaliação do executivo, o maior desafio de um projeto como esse é o entendimento da operação e entrar na dor de não ter o avião parado. “É o entendimento do impacto que causa isso na conta final. Uma simples peça que precisa ser nacionalizada às pressas porque vai ter impacto no setor de manutenção, gerando um atraso de um voo. A percepção e o dinamismo de fazer acontecer nos trouxe uma confiança e um diferencial para o entendimento da logística”, afirmou.

SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

Além de elevar os padrões operacionais, a parceria entre a LATAM e a JWM também está focada em sustentabilidade. Com a introdução de veículos elétricos e a instalação de infraestrutura de carregamento de energia, as empresas estão definindo um novo padrão para operações ecologicamente responsáveis no setor de logística.

Em perspectivas futuras, Marinelli afirmou que a companhia tem avançado em investimento em tecnologia, práticas de ESG e agregado valor à cadeia logística.

“Temos muito trabalho pela frente. É um aprimoramento constante e muito dinâmico. As coisas mudam muito rápido, principalmente no setor de aviação, então temos uma perspectiva de trazer Inteligência Artificial para nos apoiar ainda mais em relação à nossa torre. Temos parceiros estratégicos que já estão mapeando todas essas oportunidades de melhoria. É um trabalho constante”, ressaltou.