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Média de R$ 5,92: Diesel S-10 tem redução de 12,1% em 2023 comparado a 2022, diz Veloe

Publicado em 18/01/2024

Segundo executivo, a queda nos preços dos combustíveis foi impulsionada por fatores como a nova política de preços da Petrobras, o comportamento dos preços internacionais e mudanças na carga tributária

Por Redação


Os preços dos combustíveis registrados em 2023 foram, em média, menores do que os de 2022 (Foto: Divulgação)

Os preços dos combustíveis registrados em 2023 foram, em média, menores do que os de 2022. O Diesel S-10 registrou preço médio de R$ 5,92, ficando 12,1% abaixo do valor médio encontrado em 2022 (R$ 6,74). Os dados são do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

“A queda nos preços dos combustíveis em 2023 foi impulsionada por diversos fatores, que incluem a nova política de preços da Petrobras, o comportamento dos preços internacionais e mudanças na carga tributária - essas decorrentes da mudança de regime (alíquota fixa e única do ICMS) e/ou de reonerações”, disse diretor-geral da Veloe, André Turquetto.

DIESEL INICIA 2024 EM BAIXA PERTO DE 1%

Análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) apontou que o preço médio do litro do diesel ficou mais barato no início de 2024. O tipo comum fechou a primeira quinzena de janeiro a R$ 5,99, com redução de 0,50% ante dezembro. Já o S-10 fechou o período a R$ 6,14, após ficar 0,65% mais barato para os motoristas.

“A redução para o diesel anunciada no final de dezembro, somada a reoneração do combustível válida desde o dia 1º de janeiro, resultou em um recuo sutil de menos de 1% no preço repassado aos motoristas”, destacou Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

Nas cinco regiões brasileiras o combustível registrou redução no preço apenas no Centro-Oeste, de 0,66% para o comum e de 0,32% para o S-10, que fechou a R$ 6,02 e R$ 6,21, respectivamente. Os aumentos mais expressivos foram identificados nas bombas de abastecimento do Nordeste, onde o comum foi comercializado a R$ 6,03, após ficar 1,52% mais caro, e S-10 a R$ 6,12, com aumento de 0,99%.

As médias mais baixas foram registradas na Região Sul, que comercializou o comum a R$ 5,83 e o S-10 a R$ 5,90. O Norte registrou as médias mais altas, com o comum a R$ 6,60 e o S-10 a R$ 6,55.

Diversos estados registraram aumento para um ou para os dois tipos de diesel, com destaque os da Região Sul e Nordeste. O acréscimo mais expressivo para o diesel comum, de 5,08%, foi identificado nas bombas de abastecimento do Sergipe, que fechou a R$ 6,82. Já a maior redução, de 4,60%, foi registrada em Alagoas, que fechou a quinzena a R$ 6,02. O Amapá comercializou o comum mais caro entre os estados, a R$ 7,47, e o Tocantins o mais barato, a R$ 5,70.

Os postos amapaenses também registraram o diesel S-10 pelo preço médio mais caro de todo o território nacional, a R$ 7,38, e o Rio Grande do Sul, o mais barato, R$ 5,87. A alta mais expressiva, de 2,72%, foi identificada na Bahia, que fechou com o litro a R$ 6,04. Já a maior redução para o S-10, de 0,81% foi registrada nas bombas de abastecimento do Tocantins, onde o litro fechou a R$ 6,10.