Assinatura Premium Assinatura Premium

Eldorado utiliza contêineres na exportação de celulose

Publicado em 05/10/2016

Cerca de metade dos embarques internacionais da empresa utiliza o serviço

A Eldorado Brasil, exportadora de celulose, aposta no uso de contêineres para fazer os embarques aos Estados Unidos, Europa e, principalmente, Ásia. Atualmente, cerca de 90% do volume produzido pela empresa são destinados ao mercado internacional.

Seguindo o mercado de celulose, a estratégia inicial de logística comercial da companhia previa a realização de apenas 7% das exportações por meio de contêineres, sendo o maior volume embarcado por meio de breakbulk (quando a carga é transportada solta e em volumes individuais). Com a nova estratégia de transporte marítimo, hoje, a produção se divide meio a meio entre os dois sistemas, algo inovador para o setor.

Os preços mais atrativos na comparação com o breakbulk foram fatores decisivos para a Eldorado mudar a estratégia e investir na utilização de contêineres. “Otimizamos o transporte de cargas e os custos. Além do valor atrativo de transporte, o embarque por contêiner tem como vantagem a flexibilidade na distribuição do produto, uma vez que conseguimos atender a um maior número de clientes, que demandou um menor volume de celulose”, afirma o gerente-geral de Logística, Flávio da Rocha Costa.

Atualmente, a Eldorado é a quarta maior embarcadora de contêiner do Brasil, exportando de 25 mil a 30 mil unidades por ano. Para a operação, a empresa conta com parceiros nos Portos de Santos, em São Paulo, Paranaguá e Itapoá, em Santa Catarina. Só na Ásia, desembarca, pelo sistema, em mais de 30 portos diferentes.

Terminal próprio
Para viabilizar o transporte por breakbulk, a Eldorado inaugurou, em junho de 2015, um terminal próprio no Porto de Santos. Com uma área de 9.500 m2, o local está equipado com o que há de mais moderno em tecnologia de manuseio de carga e movimentou mais de 740 mil toneladas de celulose em seu primeiro ano de operação.