Assinatura Premium Assinatura Premium

Embraport utiliza tecnologia QR Code para movimentação de cargas soltas

Publicado em 02/07/2015

A Embraport continua investindo em soluções tecnológicas, que visam ao desenvolvimento, à segurança e à agilidade de suas operações. A novidade da vez é a utilização da tecnologia QR Code, para a operação de cargas soltas, especificamente no manuseio de trilhos de importação.

Na operação da Embraport, os trilhos são descarregados do navio e armazenados no pátio do terminal. Para carregá-los no caminhão, eles são agrupados em “fiadas” (nome dado a um conjunto de 12 trilhos presos a um spreader e transportado pelo Rubber Tired Gantry (RTG)), que, depois, são posicionadas sobre a carreta.  Cada caminhão pode transportar até duas fiadas de trilhos, totalizando 24 unidades.

No processo anterior, um fiscal da Embraport tinha a missão de anotar todos os números de série dos trilhos em uma prancheta e reportar essas informações manualmente à importadora da carga, para que fosse possível monitorar o deslocamento das peças e saber informações sobre o veículo responsável pelo transporte.

Para facilitar o processo, a área de TI da Embraport desenvolveu uma tecnologia que faz a leitura dos códigos existentes em cada um dos trilhos, por meio do sistema Quick Response Code (QR Code). Por meio de um coletor de dados, o conferente da Embraport registra as informações de maneira rápida e disponibiliza ao importador, tornando o processo mais rápido, eficiente e seguro.

Para se ter uma ideia da efetividade do novo sistema, desde que ele passou a ser utilizado na Embraport, em março deste ano, já foram manuseados mais de 30 mil trilhos de importação, assegurando um nível de 80% de acerto na leitura da carga, garantindo mais agilidade e segurança à operação.

O gerente de TI da Embraport, Elder Coppi, destaca que a utilização desse tipo de tecnologia é inédita no Porto de Santos. “O processo facilita muito o manuseio desse tipo de carga. Com os dados disponibilizados em tempo real, o cliente pode acessar todas as informações necessárias e acompanhar o transporte de qualquer lugar, por meio do sistema da Embraport na internet, facilitando, inclusive, o rastreamento dos trilhos.”

Fonte: Embraport