Assinatura Premium Assinatura Premium

Empresa lança tecnologia inédita que vai revolucionar o transporte de cargas

Publicado em 04/09/2013

O "Stop and Go" é um novo conceito logístico que reduz o tempo de carga, descarga e parada dos caminhões

O Grupo VIC – empresa especializada em soluções inovadoras para o mercado de implementos rodoviários no Brasil – participa da VUC EXPO 2013, Salão Internacional de Veículos Urbanos de Carga, com um lançamento que vai revolucionar o sistema de transporte de cargas no Brasil e reduzir a infraestrutura necessária do centro de distribuição em até 36%.

A empresa criou o “Stop and Go”, um novo conceito logístico, patenteado e sem similares  no mercado de mobilidade de cargas que reduz o tempo de carga, descarga e parada dos caminhões. É uma tecnologia que movimenta baús ou contêineres em apenas quatro minutos com o uso de cilindros hidráulicos acoplados ao implemento do caminhão e sem necessidade de força humana.

O produto vem ao encontro das necessidades de empresas que vêm perdendo faturamento por conta da restrição de circulação de grandes veículos em cidades como São Paulo, por exemplo. Ao invés de vir até a cidade com uma enorme carreta e distribuir diversas cargas ao longo do dia com este único veículo, tendo que respeitar a restrição e perder um ou mais dias por conta disso, é possível usar a tecnologia do Stop and Go para movimentar os baús, colocá-los na carreta, que chega a um centro de distribuição e os coloca cada um em seu caminhãozinho VUC, que podem circular o dia inteiro e distribuírem toda a carga simultaneamente,

O produto é flexível e se adapta a qualquer implemento rodoviário, podendo trabalhar com cargas de até 20 toneladas. Todos os modelos são operados por controle remoto e possuem sensor de inclinação digital, garantindo a segurança do operador e das pessoas ao redor. O motorita do caminhão pode, inclusive, fazer a operação sozinho.

Simulações feitas com o produto em parceria com a Genoa (consultoria em logística, parceira do CIETEC, centro de inovação, empreendedorismo e tecnologia da USP) mostraram que, de acordo com dados de uma transportadora de médio porte, o “Stop and Go” aumenta a eficiência e produtividade dos caminhões em 23%, reduz a infraestrutura necessária do centro de distribuição em 36% e diminui a mão de obra operacional em até 16%.

Para Davi Moreno, sócio diretor da VIC e idealizador do produto, é possível adaptá-lo a diferentes necessidades. ”Desenvolvemos um software de simulação que auxilia na estimativa de resultados especificamente de cada cliente. Nosso intuito é encontrar soluções reais para as dificuldades das empresas”, explica.

Patenteado, o Stop and Go começou a ser idealizado em 2011 a partir de um desafio do Ministério da Educação, que queria um caminhão que pudesse levar mais de uma unidade móvel alternadamente, sendo que o motorista pudesse fazer isso sozinho e de maneira rápida e segura, para obter um bom custo-benefício. O produto começou a ser usado em todos os estados brasileiros para distribuir escolas técnicas móveis pelo país e também chega ao mercado  para atender a demanda de laboratórios móveis, lojas móveis, quiosques, unidades básicas de saúde, stands de feiras, entre outros.

O Stop and Go também pode atender a necessidade de lojistas que estão enfrentando dificuldades para estabelecer seu negócio em pontos comerciais bem localizados e com preços de locação acessíveis. "Com nossa tecnologia, conseguimos reproduzir lojas no formato móvel e levá-la para qualquer lugar. Isso é uma excelente ideia, por exemplo, para quem deseja levar uma lanchonete para shows, estacionametos de supermercados, parques, praças, entre outros", sugere Moreno.

Os interessados em conhecer o “Stop and Go” poderão realizar simulações gratuitas durante a feira para avaliar a viabilidade da aplicação do produto em sua empresa.