Parceria entre Engepoli e Coca-Cola reduz consumo de energia em 54% em CD no RJ

Empreendimento no Caju (RJ) é o primeiro do país a receber a certificação LEED Platinum, posicionando-se entre os 6% dos edifícios mais eficientes do mundo

Publicado em 30/10/2024 — por Redação
Parceria entre Engepoli e Coca-Cola reduz consumo de energia em 54% em CD no RJ
CD da Coca-Cola no Caju (RJ) (Foto: Divulgação)

Uma solução de iluminação e ventilação natural que promove redução de até 54% no consumo de energia elétrica em comparação aos centros de distribuição convencionais. Esse é o resultado da parceria entre a Engepoli, especialista em soluções sustentáveis, e a Coca-Cola no centro de distribuição do Caju (RJ).

Segundo a companhia, esse é o primeiro empreendimento do país a receber a certificação LEED Platinum. Com isso, o CD está entre os 6% dos edifícios mais eficientes do mundo.

O diretor técnico da companhia, Cássio Pissetti, destacou que a implementação dos sistemas de iluminação natural Skylux e ventilação Exhaust auxilia na redução do consumo de energia elétrica, bem como na melhoria da qualidade do ambiente de trabalho ao maximizar a entrada de luz natural.

“A luz natural tem um impacto direto no bem-estar dos colaboradores, ao mesmo tempo em que gera economia para as empresas”, disse.

Em comunicado, a empresa afirmou que o sistema Skylux se destaca pela durabilidade, resistência a intempéries e proteção UV, além de exigir pouca manutenção. Com uma superfície nanoprismática, a solução proporciona uma distribuição uniforme da iluminação natural, reduzindo a necessidade de fontes artificiais e os custos operacionais associados.

NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE

De acordo com a Engepoli, há um vasto campo de oportunidades no setor, especialmente em um momento em que a vacância nos galpões logísticos está em queda e os investimentos em fundos imobiliários aumentam. Em 2024, a taxa de vacância nos galpões logísticos atingiu um dos níveis mais baixos da história recente, com apenas 8,8% de disponibilidade no segundo trimestre, segundo informações do Itaú BBA.

“A sustentabilidade é o núcleo de nossas soluções. Oferecemos tecnologia que combina economia e eficiência, permitindo que nossos clientes ganhem uma vantagem competitiva em um mercado que exige cada vez mais práticas ambientalmente responsáveis”, pontuou Pissetti.

Com o crescimento do setor logístico e a demanda por práticas sustentáveis em alta, a expectativa da Engepoli é que a adoção de tecnologias como essa siga em expansão, ajudando empresas a equilibrar custo e responsabilidade ambiental. “Nossas soluções oferecem uma oportunidade ideal para empresas que buscam reduzir custos operacionais e contribuir para um futuro mais sustentável”, explicou o diretor técnico da companhia.