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Exco assume gestão do Clube da Estrada

Publicado em 18/01/2024

Ativo estava sob a gestão da logtech Freto desde dezembro de 2021; em dez anos de existência, foram acolhidos mais de 1 milhão de motoristas por meio das unidades físicas espalhadas pelas estradas brasileiras

Por Redação

Exco assume gestão do Clube da Estrada
.O ativo estava sob a gestão da logtech Freto desde dezembro de 2021 (Foto: Divulgação)


A Exco, empresa brasileira de soluções logísticas, assumiu operação do Clube da Estrada, plataforma de relacionamento com caminhoneiros. Em dez anos de existência, foram acolhidos mais de 1 milhão de motoristas por meio das unidades físicas espalhadas pelas estradas brasileiras. O ativo estava sob a gestão da logtech Freto desde dezembro de 2021.

De acordo com o Clube da Estrada, na última década, foram investidos R$ 40 milhões em mais de 2 milhões de serviços de saúde, bem-estar e educação para os caminhoneiros, famílias e pessoas próximas. Desde dezembro de 2021, a plataforma por um turnaround capitaneado pelo Freto, que desenhou novas estratégias de expansão e captação de recursos.

“O propósito de ser a casa do caminhoneiro fora de casa sempre foi cumprido com maestria em todos esses anos. Na gestão do Freto, especificamente, pensamos no Clube como um ativo que merece gerar caixa. Acredito que as decisões tomadas, principalmente em 2023, mostraram que isso era possível, chamando a atenção de empresas como a EXCO”, avaliou Thomas Gautier, CEO do Freto.

CRESCIMENTO E REESTRUTURAÇÃO

De acordo com o ativo, com a gestão da logtech, o impacto social do Clube da Estrada também aumentou. Em 2021, quando assumiu o Clube, a cada R$ 1 investido, o Clube devolvia R$ 2,18 em serviços. Hoje, a cada R$ 1 investido, o Clube devolve R$ 4,42 em serviços para os caminhoneiros, fazendo multiplicar o investimento dos nossos parceiros.

Nos últimos anos, o Freto vinha convidando a iniciativa privada para transformar e impactar as vidas de um público estimado em 5 milhões de pessoas, considerando 2,4 milhões de caminhoneiros e familiares próximos. Michelin, Visa, Michelin Connected Fleet Powered by Sascar, Seminovos Volvo, SOS Truck, APVS Truck, Mercedes-Benz, Polícia Federal, Sest/Senat, Guardiões da Estrada, Motz, Repom, Trato, Posto Valen, Rede Miriam, Posto Cinquentão e Netpark foram alguns dos patrocinadores e apoiadores do projeto.

“Deixamos de ser uma plataforma com uma mantenedora para um modelo ainda mais sustentável e inclusivo, onde outras empresas podem participar da Revolução nas Estradas, garantindo serviços 100% gratuitos”, explicou Gautier. O Freto assumiu o Clube da Estrada da Repom, que fundou e geriu a plataforma entre 2013 e 2021.

Atualmente, são quatro unidades em funcionamento, nas cidades de Uberaba (MG), São Luís (MA), Guarulhos (SP) e Candeias (RO). Em setembro do ano passado, o Freto anunciou o fechamento de quatro das oito unidades do Clube da Estrada que estavam ativas e, de acordo com a logtech, a decisão foi pautada em um movimento de reestruturação.

SOB A GESTÃO DA EXCO

A Exco assume o Clube após um período de crescimento e ampliação das oportunidades de negócio: em 2022, o Clube alcançou 153 mil visitas e 16 mil novos cadastros, 45% e 23% a mais do que 2021, respectivamente. Em 2023 o crescimento se manteve, houve aumento de 5% na média de visitas por unidade, chegando a 1,7 mil visitas em média por unidade por mês.

“Qualquer solução desenvolvida, qualquer benefício, qualquer oportunidade dentro da EXCO serão estendidos ao Clube da Estrada em condições mais favoráveis ou de forma gratuita. Então, tudo que nós temos na EXCO, automaticamente se torna propriedade do Clube da Estrada. O caminhoneiro mais do que ninguém merece saúde, lazer, educação e vamos seguir o compromisso firmado pelo Freto de ser mais do que um ponto de apoio, ser a casa do caminhoneiro fora de casa”, afirmou Danilo Godói, CEO da Exco.