Assinatura Assinatura

Farmácias São João usa rede wireless para controlar movimentação de mercadorias no novo CD

Publicado em 09/02/2024

Trabalho foi realizado pela Nap IT Global Solutions, empresa brasileira especializada em consultoria e integração de redes corporativas, que exerceu papel consultivo

Por Redação


O CD foi ??construído em uma área de 345 mil metros quadrados (Foto: Divulgação)

A rede de Farmácias São João anunciou investimento estratégico em tecnologia com a implementação da rede wireless — rede sem fio que conecta dispositivos responsáveis pelo controle da movimentação de mercadorias. O foco foi o novo centro de distribuição inaugurado em Gravataí (SC).

Construído em uma área de 345 mil metros quadrados, o CD tem 30 mil posições de porta-paletes e mais de 40 docas de carga e descarga para caminhões, além de contar com 3 km de esteira, capacidade de armazenamento de 15 mil itens e 36 mil m² de área logística.

O trabalho foi realizado pela Nap IT Global Solutions, empresa brasileira especializada em consultoria e integração de redes corporativas, que exerceu papel consultivo — como um trusted advisor. Segundo a empresa, o trabalho iniciou com uma análise detalhada sobre o ambiente para chegar às tecnologias ideais.

De acordo com Fabiano Marques, Service Delivery Director da Nap IT, o projeto considerou desde a escolha dos equipamentos, dentro do melhor custo-benefício, até o design de Wi-Fi para estipular quantidades, posicionamento e configuração adequados às características do novo empreendimento.

“Nosso time especializado em wireless [o Tech Tiger] desenhou a solução de ponta a ponta dentro das melhores práticas mundiais de redes Wlan, garantindo soluções seguras, confiáveis e de alta performance e mais eficiência operacional para o CD. Sem esses aspectos, as tecnologias poderiam ser subutilizadas, gerando gargalos que comprometeriam a produtividade da FSJ”, destacou Marques.

A aplicação do EKahau também agregou valor ao projeto. A solução apoiou a equipe a criar uma rede capaz de suportar vários acessos simultâneos, mantendo a estabilidade e a velocidade da internet e proporcionando conexões eficientes.

Segundo Jerônimo Pereira, analista de rede da equipe Tech Tiger, o CD foi equipado com Wi-Fi 6, a última geração de tecnologia Cisco, que oferece ótimo desempenho em conectividades simultâneas, além dos access points e antenas direcionais.

Para validar a eficiência da rede foi aplicado o Wireless Site Survey, metodologia que identifica a capacidade de transmissão de dados que a rede deve suportar e avalia a qualidade de sinal específica para o perfeito funcionamento das operações.

“Quando a solução aponta que o sinal não está correspondendo ao que foi simulado no projeto, a correção é feita pelos especialistas diretamente na configuração dos equipamentos. Prática que garante a qualidade da cobertura, segurança eficaz e a melhor velocidade da rede sem fio junto a rede cabeada”, explicou Pereira.