App spin off da Cargolift realiza matchmaking, conectando as mercadorias que necessitam ser transportadas por embarcadores com os caminhoneiros; ao todo, são mais de 6 mil motoristas cadastrados
Por Redação
A solução nasceu para atender a necessidade de digitalização e de otimização dos processos da Cargolift (Foto: Divulgação)
Em menos de três anos, a Matrixcargo registrou uma economia de R$ 13,5 milhões ao otimizar os processos logísticos dos clientes por meio da aplicação de IA na gestão do transporte rodoviário de cargas. A empresa, fundada em Curitiba, foi criada como spin off da Cargolift. O objetivo era trazer maior eficácia para as operações com o uso de tecnologia, reduzindo custos e permitindo um melhor aproveitamento dos veículos das frotas.
De acordo com o CEO da Matrixcargo, a solução nasceu para atender a necessidade de digitalização e de otimização dos processos da Cargolift. “Mas essas dificuldades não eram exclusividades deles, pelo contrário, eram uma dor latente do mercado logístico como um todo, que está em constante evolução e demanda soluções cada vez mais inovadoras”, explicou.
A Matrixcargo atua como um operador logístico digital, oferecendo uma plataforma que tem como foco um app que dialoga direta e facilmente com os motoristas. Similar à dinâmica do Uber, o aplicativo atua realizando um matchmaking, ou seja, conectando as mercadorias que necessitam ser transportadas por embarcadores com os caminhoneiros mais bem avaliados da plataforma, isso por meio de um sistema de rankeamento.
Com a ferramenta, após finalizar o serviço de entrega, o motorista consegue tirar uma foto do comprovante e encaminhá-la para a transportadora responsável pela carga, com a validação acontecendo rapidamente, sem nenhuma intervenção humana, por meio do uso da inteligência artificial (IA) e da tecnologia de geolocalização - que comprova se a posição geográfica do motorista no momento do registro é compatível com a do destino de entrega.
“Com a comprovação acontecendo quase em tempo real, a empresa foi capaz de solucionar um dos principais gargalos da cadeia logística atualmente, ampliando a cadência das entregas e trazendo maior segurança para as operações ao evitar possíveis erros humanos. No caso da Cargolift, por exemplo, o Comprova Matrix foi capaz de reduzir para 1 segundo o tempo médio de 58 horas que a empresa levava para comprovar a entrega de mercadorias”, explicou a companhia em comunicado.
Dos 6 mil caminhoneiros já cadastrados na plataforma, cerca de 3 mil utilizam a funcionalidade de pagamentos da Matrix.
A MATRIXCARGO EM NÚMEROS E LANÇAMENTOS FUTUROS
A Matrixcargo já fez a gestão de mais de 295 mil viagens, das quais 65 mil foram otimizadas com algoritmos de IA, que levam em consideração as regras de cada negócio. A empresa já movimentou mais de R$ 107 bilhões em mercadorias pelas rodovias do país, alcançando um faturamento de R$ 3 milhões em 2023.
Segundo a companhia, a solução da Matrix também na sustentabilidade, buscando mitigar os efeitos negativos no meio ambiente. Com a sua solução, além da economia financeira de R$ 13,5MM, a empresa contribuiu com uma redução de aproximadamente 6,38 mil toneladas de CO2 na atmosfera, a partir da redução de deslocamentos vazios e a maior ocupação dos veículos.
Para 2024, a meta da Matrixcargo é alcançar a marca de 25 mil motoristas cadastrados em seu aplicativo destinado para esses profissionais. Ainda para este ano, o lançamento de mais um produto também está previsto para a plataforma da Matrix.
Voltado para embarcadores, o “Painel Logístico de Cargas” (PLC) foi desenvolvido com o objetivo preencher uma lacuna no mercado logístico, que diz respeito à ausência de uma ferramenta de planejamento simples, intuitiva e eficaz. Além de atuar na gestão e no planejamento, otimizando as demandas dos pedidos de frete, o PLC trará uma abordagem inovadora em relação à inteligência de dados.
“O PLC será um passo em direção a uma transformação digital mais ampla na logística. Com o seu lançamento, buscamos não apenas oferecer uma solução para os desafios atuais do mercado, mas também estabelecer um novo padrão para a logística digital. Para além de um simples sistema de controle, a nova funcionalidade aproveitará os dados para fornecer insights valiosos aos embarcadores, melhorando a tomada de decisões e otimizando as operações logísticas.”, ressaltou Mansur.