LogTalk LogTalk

Grupo Cimed investe em logística para ampliar mercado

Publicado em 02/07/2012

Empresa está presente em 77% dos estados brasileiros, com CDs próprios


Grupo Cimed investe na ampliação e reestruturação de seus centros de distribuição para aumentar a participação do grupo no mercado brasileiro. Atualmente são 19 centros que, juntos, atendem 5.000 municípios e cerca de 35.000 empresas farmacêuticas e distribuidoras.

No mês de julho serão inaugurados dois novos centros de distribuição, um em Cuiabá e outro no Distrito Federal, com investimento na casa dos 3,5 milhões de reais. “A abertura de novos postos faz parte da estratégia do grupo para consolidar a marca na região Centro-Oeste”, explica João Adibe, CEO da empresa. “Com estas implantações, o preço final do remédio distribuído pela Cimed sofrerá uma redução de 20%, além de gerar 65 empregos diretos”, completa.

Hoje, a Cimed utiliza transportadoras terceirizadas para as entregas, o que gera uma série de empregos indiretos, sempre com foco em empresas locais, contribuindo para o desenvolvimento de cada região. Para se ter uma ideia da extensão, só com veículos próprios, são atingidos mais de 1,5 milhões de quilômetros ao ano.

No futuro, a empresa espera desenvolver novos mercados, além de oferecer estrutura logística para outras empresas, tornando-se um Operador Logístico. Atualmente, duas empresas já utilizam os serviços Protefix e Beauty In.

Dando continuidade ao planejamento, os centros de distribuição de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Ceará, Pernambuco e Amazonas passam por obras de ampliação e atualização da área de TI, bem como a capacitação e o treinamento dos funcionários. O próximo passo será a inauguração de um novo centro em Mato Grosso do Sul e outro na região Norte do país, ainda sem local definido.

O faturamento bruto do Grupo Cimed, ou seja, o balanço anual da empresa, apresentado aos bancos no final de 2011, é de R$ 453 milhões. A previsão para 2012 chega a R$ 634 milhões. O Grupo domina toda a cadeia de produção, faltando apenas uma fábrica de embalagens, que também está nos planos da empresa para 2012.