Com o objetivo de conscientizar seus colaboradores e reforçar a importância da segurança no trânsito, há quatro anos a companhia faz treinamentos para motoristas de caminhões, motoristas de carros leves e motociclistas
Por Redação
Imagem ilustrativa (Foto: Shutterstock)
O Grupo Heineken capacitou mais de 3 mil motoristas com o projeto “Rota Segura”. Direcionado para os colaboradores diretos da companhia, o treinamento tem como principal objetivo promover a direção defensiva, para que os motoristas aprendam como se antecipar e agir em situações adversas no trânsito e evitar acidentes.
Anualmente, a trilha de aprendizado é aplicada em todas as regiões de atuação da companhia, que possuí 26 centros de distribuição e três operadores logísticos instalados em quatorze estados brasileiros. Segundo a companhia, a capacitação tem carga horária de 8 horas e é dividida em duas etapas: as aulas teóricas, que ocorrem de forma online, e as aulas práticas, aplicadas em modelo presencial, geralmente em autódromos e/ou kartódromos.
Durante o treinamento, são abordados tópicos como comportamentos de risco, planejamento de viagem, velocidade e distâncias de segurança, carregamento do veículo, leis de trânsito, conscientização sobre álcool e drogas, descrição de cenário para prevenção de colisões, condução noturna e em condições climáticas adversas, procedimentos de emergência, entre outros.
A motorista de caminhões da companhia, Rosilaine Regina Prates, participou da capacitação e percebeu os resultados no dia a dia. “Vai fazer sete anos que eu trabalho na Heineken e sou habilitada há mais de 12 anos em categoria D. Ver que a empresa se preocupa com o meu bem-estar e das pessoas ao nosso redor, me deixa muito feliz. Realizar o treinamento me fez ter um olhar cada vez mais atento para a minha segurança também, além de eu sentir que me tornei uma motorista melhor” comentou.