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Grupo Soma aumenta produtividade logística em 40% com sorter da Pitney Bowes

Publicado em 25/03/2024

Dona de marcas como Animale, Farm e Hering implementou solução em três níveis da operação: picking dos pedidos, inclusão de esteiras e separação/definição de rotas por marca

Por Redação

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Performance na última Black Friday foi um dos benefícios citados pelo Grupo Soma (Foto: Divulgação)

O Grupo Soma, dono de marcas como Animale, Farm e Hering, adotou a solução “OneShip Slim Sorter”, da Pitney Bowes, com foco em obter processamento de 2 mil volumes/hora. Entre os benefícios citados pela companhia estão a elevação da produtividade em 40%, ganho de velocidade e um impacto significativo na Black Friday.

A solução de sorter foi implementada em três níveis diferentes da operação: picking dos pedidos, inclusão de esteiras e utilização do sorter para a separação e definição de rotas por marca, incluindo o manuseio de embalagens personalizadas para cada uma.

Segundo o gerente de E-commerce do Grupo Soma, Thiago Costa, a necessidade era levar a operação da companhia a outro patamar. “Nós fizemos um grande projeto que mudou processos, tecnologia e equipamentos. A Pitney Bowes ajudou a gente nesta jornada, porque colocamos esteiras semiautomatizadas que fizeram com que o produto chegasse até a mão do operador.”

Como exemplo dos benefícios obtivos, Costa citou a performance do grupo Soma na última Black Friday. “Comparando ao ano anterior, na qual havíamos terminado de enviar as mercadorias na segunda-feira, em 2023 finalizamos a Black Friday no sábado pela manhã — um ganho de dois dias na operação e na velocidade do envio ao cliente. Isso foi muito motivador para todos nós e para as transportadoras, principalmente porque tudo foi feito de forma muito mais organizada”, disse.

O gerente de E-commerce pontuou que o equipamento da Pitney conseguiu garantir mais velocidade, produtividade e organização, principalmente em momentos de pico. “Ficamos muito satisfeitos de ver o processo fluindo e nossos produtos não mais no chão e sim nas esteiras.”

Outro ponto positivo reforçado pelo Grupo Soma é a etapa do pós-venda, melhorando o atendimento entre a empresa e Pitney Bowes logo após a implantação. “O que é legal de ver também é essa manutenção da parceria, esse olhar com o cliente para a gente continuar tendo melhorias”, enfatizou Thiago Costa.