LogTalk LogTalk

Instituto Hercílio Randon cria módulo de tração para carretas com viés sustentável

Publicado em 27/07/2022

Sistema e-Sys recupera energia durante a frenagem, além de possibilitar economia de até 25% de combustível e diminuir o desgaste dos componentes do veículo

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Divulgação

A união entre driblar os desafios gerados pela alta do combustível e atender à demanda global por sustentabilidade. Essa é a premissa do Instituto Hercílio Randon (IHR), que criou um módulo de tração auxiliar com motor elétrico para carretas. Por meio da solução, é possível recuperar a energia gerada durante frenagens e descidas. Essa é a primeira iniciativa do tipo da América Latina. 

O sistema e-Sys foi desenvolvido pelo IHR em parceria com a Suspensys. Com esse recurso, é possível gerar economia de até 25% no uso de combustível, uma vez que o uso da energia cinética da rotação das rodas produz energia elétrica que, ao ser consumida pelo motor, reduz a quantidade utilizada de material fóssil.

Além da redução de custos com combustível, o mecanismo gera menos desgaste dos componentes do veículo e redução na emissão de resíduos de gases de efeito estufa no meio ambiente.

Em atuação desde 2014, 60% das pesquisas do Instituto Hercílio Randon já se tornaram produtos ou empresas. Somente em 2021, foram desenvolvidos 42 produtos com foco e potencial de entrarem no mercado.

Além do e-Sys, outros projetos do centro de pesquisas das Empresas Randon são voltados à nanotecnologia aplicada e todos integram as verticais do conhecimento que o instituto adota para desenvolver pesquisas.