LogTalk LogTalk

JBS lança empresa para locação de caminhões 100% elétricos e reduz emissões de CO2

Publicado em 28/04/2022

Alinhada ao compromisso Net Zero 2040 do grupo, a No Carbon terá uma frota de veículos elétricos que atenderá inicialmente as operações logísticas das marcas Friboi, Seara e Swift

Por Redação


Foto: Ricardo Cardoso (Tanajura Filmes)

Indo ao encontro da demanda global por sustentabilidade e preservação ambiental, a JBS anunciou o lançamento da No Carbon, empresa especializada em locação de caminhões 100% elétricos. A nova companhia fará parte da JBS Novos Negócios e será responsável pela gestão de uma frota de caminhões frigoríficos movidos a energia elétrica. A iniciativa faz parte das ações da JBS focadas em tornar a empresa Net Zero em 2040.

A No Carbon nasce com uma frota de 31 veículos urbanos de carga (VUC) elétricos, atendendo regiões dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

Segundo a JBS, a expectativa é expandir essa frota no médio prazo, com a possibilidade de abrir a locação de veículos de carga elétricos para outros players do mercado com alta demanda por serviços logísticos, como redes varejistas e empresas de e-commerce. Em princípio, a No Carbon atuará nas ações logísticas da própria JBS, com foco na distribuição de produtos Friboi, Seara e Swift.

A diretora executiva da JBS Novos Negócios, Susana Martins Carvalho, explica que, com a No Carbon, o grupo cria um negócio focado em expandir a utilização de caminhões elétricos no transporte de cargas no Brasil.

“[O Brasil é] um país com elevada dependência do modal rodoviário na área logística. Além disso, a nova frente representa a abertura de um campo com grande potencial de crescimento e colabora com o objetivo da empresa de trabalhar de maneira cada vez mais sustentável.” – Susana Martins Carvalho, diretora executiva na JBS Novos Negócios.

Cada veículo elétrico evitará o lançamento anual de aproximadamente 30 toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Com isso, a No Carbon irá impactar diretamente as emissões de CO2 do chamado escopo 3 da JBS, já que os novos caminhões irão substituir os modelos a diesel usados pelos prestadores de serviços logísticos do grupo. O escopo 3 diz respeito às emissões indiretas das operações de uma empresa.

OS CAMINHÕES ELÉTRICOS DA NO CARBON

O caminhão utilizado pela No Carbon é equipado com baús frigoríficos transportando, simultaneamente, produtos resfriados e congelados e com capacidade de até 4 toneladas de carga. Os pontos de recarga estarão disponíveis nos centros de distribuição das marcas, e a autonomia do veículo (com o baú) é de até 150 quilômetros, o que torna ideal para rodar nos centros urbanos. Com isso, a JBS irá contribuir para melhorar a qualidade do ar nas principais cidades brasileiras no médio e longo prazo.

Além do menor impacto ambiental, uma das principais vantagens dos veículos elétricos é o baixo custo de operação e manutenção. O caminhão não possui, por exemplo, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor, bomba de injeção e demais itens que fazem a manutenção de um veículo convencional custar até seis vezes mais do que o modelo elétrico.