Assinatura Premium Assinatura Premium

Logística colaborativa: especialista cita oito soluções indispensáveis para implementação

Publicado em 04/03/2024

Gestão de riscos, Torre de Controle e pagamento eletrônico de frete são algumas das ferramentas apresentadas por Vasco Oliveira, CEO da nstech

Por Redação

Logística colaborativa: especialista cita oito soluções indispensáveis para implementação
Gestão de riscos, Torre de Controle e pagamento eletrônico de frete são algumas das ferramentas (Foto: Shutterstock)

O conceito de logística colaborativa consiste na utilização de tecnologia para cooperação logística com o intuito de compartilhar recursos, dados e práticas para obter otimização de processos e resiliência da cadeia de suprimentos, reduzindo desperdícios e custos e aumentando a produtividade.

“O setor de logística desempenha papel crucial na economia global, tendo em vista suas funções e impactos diretos na eficiência e na competitividade das empresas”, afirmou Vasco Oliveira, CEO da nstech, maior plataforma de soluções logísticas integradas do mundo. O especialista citou 8 soluções indispensáveis nas companhias:

TMS PARA EMBARCADOR E TRANSPORTADOR

De acordo com Vasco, o TMS integrado end-to-end para embarcadores da nstech conta com emissão automatizada de documentos, oferta de cargas, montagem, precificação e auditorias de frete, agendamento de entregas e coletas, roteirização, gestão de pátio e acompanhamento das entregas num só lugar.

O TMS embarcador acaba sendo uma pré-condição para uma torre de controle moderna e online. Para o transportador, o TMS centraliza os processos, oferece ampla visibilidade e controle, facilitando a tomada de decisão. Outra vantagem é a segurança de dados e a gestão total das viagens. No Brasil, cerca de 40% da frota circula vazia, o que gera custos adicionais e impacta na rentabilidade.

GESTÃO DE PÁTIO - YMS

Considerada uma revolução na gestão de áreas de manobra e pátios de armazenamento, o YMS é essencial para as operações diárias de armazéns. A Citrosuco, por exemplo, reduziu 25% o tempo médio de permanência do veículo em operação, e aumentou de 38% para 98% o índice de pontualidade na operação. A solução da nstech aumenta a previsibilidade e a autonomia, faz o planejamento das operações com base nas programações de carga e descarga, eleva a transparência e gerencia a execução de cada processo com medição de tempos.

Outras funcionalidades do YMS são o checklist do motorista, totem de autoatendimento para acesso dos veículos ao pátio e automação de gates. Além disso, a plataforma verifica e garante a conformidade de cada etapa, eliminando trabalhos manuais e reduzindo custos drasticamente.

“Reduzir custos, melhorar a produtividade e evitar danos ao meio ambiente só é viável com tecnologias que agilizem os processos de carga e descarga e melhorem a produtividade, gestão e a segurança das viagens”, disse o CEO.

WMS

O WMS, ou Warehouse Management System, é um software que ajuda as empresas a gerenciar e controlar as operações diárias de depósitos, da entrada à saída de mercadorias e materiais de um centro de distribuição ou execução. “KMM é a solução da nstech que atua com rastreabilidade e otimização de processos logísticos, levando as melhores práticas do mercado para dentro da operação logística”, exemplificou Vasco.

GESTÃO DE RISCOS

Importante também para o mercado do agronegócio, o gerenciamento de riscos e a prevenção de sinistros são essenciais para a harmonia entre empresa e o setor logístico, além de prezar pela vida de motoristas, a prevenção pode reduzir custos com seguros de carga e combustíveis, além de reduzir o volume de CO2 emitido e uma menor quantidade de cargas perdidas. De acordo com o especialista, a solução pode ser encontrada no produto ONISYS, plataforma de gestão de treinamentos para a capacitação e engajamento dos motoristas.

TORRE DE CONTROLE

Para ajudar na tomada de decisão estratégica da logística, a torre de controle é essencial. Nela, é possível acompanhar toda a operação em tempo real, reduzindo custos e evitando o atraso de entrega. Ao investir em uma Torre de Controle, as empresas adeptas da Logística Colaborativa melhoram a integração e a coordenação entre os diferentes parceiros da cadeia de Supply Chain.

A colaboração efetiva – que tem como princípio o compartilhamento de informações, recursos e tecnologias – aumenta a visibilidade da cadeia de suprimentos, facilita a comunicação e melhora a eficiência operacional, desde que haja acordos bem estruturados. “Para ajudar empresários, a Buonny, traz a tecnologia de dashboards que permitem controle por parte dos estrategistas das organizações, assim, facilitando o planejamento”, citou o executivo.

VALE-PEDÁGIO

Com a solução de Vale pedágio obrigatório, as empresas podem garantir que haja mais praticidade, um mundo sem filas enormes para passar, segurança de fraudes e maior flexibilidade. Isso ocorre por meio de uma conta corrente com sistema de cobrança na utilização das rodovias no território nacional. Esse serviço é oferecido pela efrete, solução que oferece pagamento automático dos pedágios e emissão de pagamentos.

PAGAMENTO ELETRÔNICO DE FRETE

Por meio do pagamento eletrônico de frete e com a emissão de notas fiscais eletrônicas, o processo de pagamentos fica mais fácil para as empresas, sendo mais fácil de consultar e armazenar, além de garantir em tempo real o status do documento, aumentando a transparência do processo fiscal. Oferecido pela Bsoft, essa solução se torna simples e compatível com as necessidades de pequenas e médias empresas que buscam maior segurança e controle das suas notas.

GESTÃO DE CARGAS E SUPORTE AO CAMINHONEIRO

Compreender a necessidade dos caminhoneiros e gerar facilidade na conexão com empresas que os contratem é um dos desafios do setor logístico. É no setor de gestão de cargas e suporte ao caminhoneiro que atua o SuperApp Trizy, que agrega os 140 mil caminhoneiros da Trizy aos 32 diferentes aplicativos e softwares da nstech. Por meio de eficiência de cargas, otimização de processos e auxílio ao profissional, a estratégia atende desde o comércio e varejo à indústria.