Logtechs: US$ 1,3 bilhão destinado ao mercado e o impacto na logística

Publicado em 31/05/2023

Crescimento das startups de logística no Brasil será um dos temas da 4ª edição do “Logística do Futuro”, evento da MundoLogística que será realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 agosto

Por Redação

Logtechs: US$ 1,3 bilhão destinado ao mercado e o impacto na logística

O setor de Logística e Tecnologia (LogTec) tem experimentado um crescimento significativo no Brasil nos últimos anos. A combinação da crescente demanda por soluções logísticas eficientes e a evolução tecnológica impulsiona o desenvolvimento de empresas de logtechs no país.

Segundo o levantamento publicado pela Distrito e KPMG, o Brasil tem cerca de 300 logtechs — dessas, 46% atuam no ramo de transporte de cargas e mais da metade surgiram entre 2015 e 2020. De acordo com a pesquisa, desde 2011 foram destinados US$ 1,3 bilhão nesse mercado e mais de US$ 187,6 milhões foram direcionados para o segmento apenas em 2020.

Já um mapeamento realizado pela consultoria GMC Solutions apontou que quase 67% das logtechs possuem sedes na região Sudeste, 24,4% no Sul e 8,6% no Norte, Nordeste e Centro Oeste juntos.

No geral, o crescimento das logtechs no Brasil está impulsionado pela necessidade de soluções logísticas mais eficientes, escaláveis e tecnologicamente avançadas. A combinação da demanda crescente com a inovação e investimentos tem proporcionado um cenário favorável para o desenvolvimento do setor de logtechs no país.

A digitalização da cadeia de suprimentos tem sido um impulsionador para o crescimento das empresas de logtechs no Brasil. A adoção de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data, análise de dados, inteligência artificial e automação tem permitido melhor visibilidade, controle e eficiência em toda a cadeia logística.

Um exemplo é a Zion Logtec, startup que surgiu em 2019 a partir da identificação de uma carência de mercado, que necessitava de algo que contribuísse para a otimização das operações de armazenagem, conforme relatou o CEO e founder, Thiago Brichi Castaldelli, em entrevista à Mundo Logística em maio deste ano.

“Nessa caminhada do mercado, identificamos que as empresas queriam algo a mais: atendimentos e sistemas diferenciados. Assim nasceu a Zion, para atender esse nicho e abraçar essa nova necessidade do mercado, com um sistema que é possível customizar e flexível para se adequar as operações”, destacou o executivo .

E-COMMERCE

O crescimento do comércio eletrônico no Brasil tem exigido soluções logísticas eficientes e escaláveis. Nesse contexto, as logtechs têm se concentrado em desenvolver plataformas, softwares e sistemas integrados para otimizar a gestão de estoque, transporte e entregas, atendendo à demanda crescente do comércio eletrônico.

Inclusive, a Exame divulgou que, com a pandemia as logtechs passaram a ser as responsáveis por proporcionar uma experiência positiva para o consumidor. “Se em 2020, o mercado de compras online cresceu impressionantes 73% o que pensar do mercado de logística? É fato que para cada compra online, é preciso um entregador que faça o trajeto “porta a porta”. E foi nesse contexto que ganharam força as logtechs – ou as startups de logística”, diz trecho do artigo publicado.

LOGÍSTICA DO FUTURO

O crescimento das logtechs no Brasil será tema da 4ª edição do evento “Logística do Futuro”, promovido pela MundoLogística, que terá programação focada debates com executivas e executivos que são referências técnicas do setor.

O evento será realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 agosto e, além dos painéis, terá uma feira de negócios com as soluções mais inovadoras do mercado. Para conferir o cronograma e garantir a sua participação, acesse o site: https://logisticadofuturo.com.br/