LogTalk LogTalk

Maxtrack investe em solução de navegação para veículos do agro com mapeamento de fazendas

Publicado em 15/02/2024

Segundo a empresa, tecnologia mapeia trajetos sem a necessidade de conexão com a internet; projeto-piloto foi realizado em parceria com a Raízen, no segundo semestre de 2023

Por Redação


A tecnologia mapeia trajetos sem a necessidade de conexão com a internet (Foto: Freepik)

A Maxtrack anunciou investimento no novo rotograma inteligente para veículos do agronegócio, com uso de imagens de drones ou mapeamento proprietário de fazendas e talhões em regiões de difícil identificação ou de operações reservadas. A tecnologia mapeia trajetos sem a necessidade de conexão com a internet e sem dependência das soluções públicas de mapeamento.

Segundo a empresa, o mecanismo possibilita o cadastro prévio dos percursos e exibe todos os dados do trajeto, com sinalização de pontos críticos, velocidade da via e do veículo, alertas de possíveis desvios, além da orientação em tempo real por imagens, texto e mensagens de voz, sem a necessidade de qualquer ação ou intervenção dos motoristas.

Ao realizar o cronograma de viagem, o dispositivo permite que o setor logístico das operadoras cadastre todas as informações necessárias para o trajeto de ida e volta no sistema e direciona automaticamente para o terminal de dados embarcado nos veículos. A Inteligência Artificial auxilia, ainda, no cálculo de velocidade compatível com as curvas em trechos sinuosos, evitando potenciais acidentes por tombamento, além de realizar a gestão de quilometragem e consumo de combustível coerentes.

De acordo com a empresa, o projeto-piloto foi realizado em parceria com a Raízen, no segundo semestre de 2023. Atualmente, a solução está instalada parcialmente na frota da companhia, com perspectiva de alocação total até o fim de 2024. O objetivo é que a solução esteja embarcada também em veículos que trafegam no âmbito rodoviário nos próximos anos.